Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

DB Diagnósticos migra infraestrutura para Google Cloud

Postado por Redação em 17/11/2021 em Notícias Tech

Compartilhar:

Há um ano, a empresa começou a mover para a cloud toda a sua infraestrutura de servidores e datacenters distribuídos, em projeto realizado diretamente com a americana Google

A DB Diagnósticos, empresa especializada em análises clínicas, migrou sua infraestrutura de TI para a nuvem da Google, como parte de um investimento de R$ 40 mi na renovação do seu setor de tecnologia.

Há um ano, a empresa começou a mover para a cloud toda a sua infraestrutura de servidores e datacenters distribuídos, em projeto realizado diretamente com a americana. A última fase aconteceu em maio de 2021 e, atualmente, a companhia trabalha em nuvem.

“Isso abre várias outras possibilidades. Quando eu falo em IoT ou inteligência artificial, toda essa parte que envolve fortemente dados, eu consigo me sair muito melhor já estando com todos esses meus sistemas na nuvem”, explica Arthur Brugnari, gerente corporativo de TI do DB.

Com a tecnologia de Internet das Coisas (IoT), o laboratório está implantando um projeto para centralizar, em tempo real, as medições e os indicadores de cada um dos cerca de 550 equipamentos que realizam exames em suas seis unidades.

“A gente tem um relacionamento muito forte com o Google na criação de novos produtos, então uma parte desse investimento também vai para isso. Além da infraestrutura que usamos deles, também temos times trabalhando juntos com foco na linha de produtos digitais”, conta Brugnari.

A companhia criou uma espécie de leitor de sensores com todos os dados dos equipamentos, que são coletados, normatizados e jogados para uma base única no BigQuery, data warehouse da Google. Duas das unidades já estão com o projeto implantado e as outras devem receber a tecnologia em cerca de seis meses.

Outro projeto realizado será relacionado à leitura de exames de sangue, que tem conclusão estimada em cerca de seis meses. O projeto consiste na digitalização das lâminas dos exames para possibilitar que os patologistas, espalhados por todo Brasil, consigam fazer os laudos a distância.

A partir do momento em que a empresa tiver uma grande base de dados desse banco de exames, a ideia é aplicar inteligência artificial para ter diagnósticos mais rápidos e não depender somente do patologista, que vai apenas confirmar as informações.

Outros projetos que estão incluídos nos investimentos da companhia envolvem a substituição do ERP e do CRM, atualmente ferramentas desenvolvidas internamente. A migração do ERP será realizada para o sistema da SAP. O processo está em kick off e começou há cerca de três meses, mas ainda não tem consultoria definida.

“Ir para um modelo de SAP em cloud vai possibilitar que todo o core administrativo e financeiro do DB esteja em uma plataforma super robusta, então queremos deixar isso muito bem estruturado para todas as outras camadas que a gente precisa ir conectando em cima do SAP”, salienta Brugnari.

Já o projeto do CRM ainda está em definição do player, mas a perspectiva é ter o go live no primeiro semestre de 2022. A mudança deve abranger toda a parte de força de vendas, relacionamento, marketing e atendimento. Segundo Brugnari, o foco e o investimento em cima dessa parte de digital está sendo muito pesado e isso só tende a avançar cada vez mais. Com isso, o seu objetivo é buscar mais investimentos ainda.

Fundado em 2011, o DB Diagnósticos tem sede em São José dos Pinhais, Paraná, e atua exclusivamente no mercado B2B, com três unidades especializadas e três unidades descentralizadas. Para este ano, o objetivo é atingir 40% de crescimento e atender mais de 6 mil clientes em todo o Brasil.

Foto: Reprodução

Postado por Redação em 17/11/2021 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.