Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

dataRain mapeia desafios do agronegócio e traz soluções tecnológicas

Postado por Redação em 30/08/2023 em Notícias Tech

Compartilhar:

Segundo a dataRain, o Setor Agro enfrentará desafios em sustentabilidade, eficiência produtiva, segurança alimentar, mudanças climáticas e gestão de recursos

Drone IA - agrotech

Imagem: Drone em atuação no agro(divulgação)

De acordo com o mapeamento da dataRain, os principais desafios enfrentados pelo Setor de Agro nas próximas décadas serão sustentabilidade, eficiência produtiva, segurança alimentar, mudanças climáticas e gestão de recursos naturais.

“Esses tópicos foram minuciosamente analisados durante o evento, trazendo a transformação digital como um farol para uma nova era de possibilidades para o setor”, disse o account manager da dataRain para o Agronegócio, Bruno Barros.

Ouça o ERP Cast clicando aqui.

“Em termos de sustentabilidade, por exemplo, as tecnologias apresentadas buscam não apenas otimizar o uso dos recursos naturais, mas também promover práticas agrícolas que reduzam o impacto ambiental e promovam a preservação dos ecossistemas”, ressaltou Barros, referindo-se a tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem na automação industrial e práticas como a Agricultura Regenerativa.

O executivo destaca que, quando se fala em eficiência produtiva, considera-se o cenário de alta demanda por alimentos em um mundo em crescimento populacional acelerado. Portanto, as tecnologias que fornecem ferramentas para coletar informações em tempo real são fundamentais.

“Tudo está conectado e interligado, pois as tecnologias emergentes têm o poder de garantir essa produtividade, o que é crucial para que a segurança alimentar seja mantida à medida que a demanda por alimentos cresce”, comentou. 

Quer conhecer melhor o Portal ERP? Nos acompanhe no Instagram e participe também no LinkedIn.

Outra questão que está no centro das discussões é a das mudanças climáticas, considerada um desafio constante para a indústria agrícola.

“Mais uma vez, as tecnologias de análise de dados e monitoramento veem à tona, pois possibilitam a previsão de condições climáticas e auxiliam na adoção de medidas preventivas, evitando prejuízos, que antes não podiam ser antecipados”, disse.

CEO da dataRain

Para o CEO da dataRain, Wagner Andrade, o evento foi positivo, principalmente pela proximidade com os agricultores e por esta troca de informações valiosas.

“A análise de dados, a implementação de inteligência artificial e a otimização de processos foram temas centrais das apresentações, que incluíram casos de sucesso para ilustrar o impacto positivo da Transformação Digital no setor. Pudemos falar sobre Agricultura 4.0, Computação em Nuvem e outras tecnologias, que, ao contrário do que se pensa, estão cada vez mais presentes na realidade no campo”, disse Andrade.

O CEO da dataRain destacou ainda a segurança de dados da AWS, que conta com serviços de recuperação de desastres e traz as melhores práticas para proteger e recuperar informações.

“Ter dados seguros é fundamental para acelerar a inovação no setor”.

Além de Bruno Barros, e do CEO da dataRain, o “Seeds to the Cloud” contou com palestras dos demais sócios e diretores da consultoria. Entre eles, o economista e investidor da dataRain, Roberto Giannetti da Fonseca, que trouxe um panorama econômico e geopolítico, destacando os desafios e oportunidades para o setor, considerando impactos da pandemia e da Guerra da Ucrânia nas perspectivas econômicas globais.

“Tudo deve ser analisado e ponderado quando se trata de um setor vital para o planeta. Pois, além de fornecer alimentos, o agronegócio é uma fonte de matérias-primas para várias indústrias e ainda contribui para a integração global por meio do comércio internacional de produtos agrícolas”, finalizou Andrade.

Saiba mais:

Postado por Redação em 30/08/2023 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.