dataRain implanta nuvem AWS para o Bitz, conta digital do Bradesco
Postado por Redação em 28/07/2022 em Notícias TechA migração da plataforma tecnológica do Bitz para ambiente em nuvem AWS trouxe elasticidade, agilidade e maior segurança para acompanhar o crescimento da base de clientes e implantar novos serviços
A dataRain, computação em nuvem, e um dos mais importantes parceiros da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, foi responsável pela migração para nuvem AWS do Bitz, a conta digital do grupo Bradesco gratuita, operada via aplicativo de smartphone.
A solução implantada pela dataRain gerou uma nova e moderna plataforma tecnológica que viabilizou a continuidade das operações financeiras de forma inovadora, com menor custo, sem renunciar à segurança e refletindo valores como confiabilidade e credibilidade, alcançadas pela tradicional instituição financeira com quase 80 anos de mercado.
“Inicialmente o desenho da operação era colocar os serviços no ar apenas no final de dezembro, mas a antecipação foi vital para validar alguns conceitos técnicos, suportar a estratégia do negócio e se preparar para a expansão da base de clientes”, conta o CEO da dataRain, Wagner Andrade.
Para que o Bitz pudesse transacionar em um novo ambiente na última edição da Black Friday, a dataRain conduziu a migração em apenas 60 dias. Com uma nova campanha de marketing lançada na última edição da Black Friday e a nova estrutura tecnológica, o Bitz pode conquistar novos clientes e impulsionar a atividade dentro do app.
“Nossos técnicos vibraram com o desafio proposto pelo Bitz. Fazer a migração de uma plataforma para missão crítica, numa janela de tempo tão curta, ratificou ainda mais nosso compromisso com o cliente”, relata Andrade. Atualmente, a dataRain detém um dos melhores grupos de técnicos da América Latina na área. A equipe totaliza mais de 150 certificações AWS.
Para o CEO do Bitz, Curt Zimmermann, a nuvem AWS e a implantação da dataRain em tempo recorde foram fundamentais para o sucesso da empreitada, que inclui o desafio de ganhar tração e atrair novos clientes em meio a um turbilhão de inovações e decisões regulatórias, onde o open-banking e novas tecnologias móveis fizeram surgir centenas de fintechs e serviços financeiros inéditos.
“Os fatores críticos eram agilidade para colocar o nosso novo ambiente no ar, elasticidade para acompanhar o rápido crescimento do número de clientes, e fazê-los com muita segurança e investimentos razoáveis, afinal também somos uma startup. Hoje nos concentramos na diversificação dos serviços e no sucesso dos nossos clientes. Nossas preocupações com a infraestrutura de TI são hoje bem menores. Agora virar Unicórnio é o nosso foco principal", afirma.
Hoje, o Bitz já acumula mais de 6 milhões de clientes e executa campanhas intensas para a atração de novos usuários, que são perfeitamente absorvidas pela plataforma de nuvem computacional da AWS implantada. “Uma realidade impensável há uma década atrás, quando bancos tinham que implementar e expandir DataCenters com enorme complexidade, gastos e esforço gerencial”, conclui Andrade, da dataRain.
Na dataRain, a área de Financial Services Industry, responsável pelo projeto do Bitz, trabalha estratégias para aprimorar o setor financeiro, com soluções para bancos digitais e fintechs. A dataRain oferece serviços consultivos e profissionais para as fases antes, durante e após a migração para a nuvem computacional.
No período de pré-migração, conta com metodologia para avaliar o quanto as instituições estão prontas para a mudança e quais os principais focos de atenção. Durante a migração há o cuidado em manter todo o sistema original funcionando, enquanto ocorre o sincronismo. Após a migração, a empresa atua com suporte total e sustentação da plataforma.