Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Data Fabric, uma visão unificada de toda arquitetura de dados. Quanto vale esse diferencial?

Postado por André Muraki, gerente sênior de Data Analytics da Logicalis em 18/01/2023 em Artigos

Que os dados valem ouro, não é nenhuma novidade. Mas a forma como são visualizados e tratados para se transformarem em insights, inovação, produtos e serviços diferenciados, é que indicará o caminho mais curto ou mais longo para atingir, e até surpreender, os objetivos do negócio.

Não é uma tarefa simples, mas a tecnologia pode simplificá-la e ajudar a organizar, gerenciar e otimizar processos de obtenção e tratamento de dados em meio ao turbilhão do universo corporativo. Isso porque, em geral, à medida que as empresas buscam explorar seus dados para impulsionar a transformação digital, acabam se deparando com uma dispersão de dados em diferentes repositórios, como silos departamentais e nuvem. Resultado? Desperdício de informações valiosas.

Nenhum valor significativo pode ser obtido sem integração e orquestração. É uma bola de neve que se agiganta nas empresas diante de conexões e fornecimento de dados de fontes híbridas, multicloud e de vários parceiros. Ter uma visão única dos dados, com informações das políticas agregadas ao negócio, é essencial nesse cenário. E esse diferencial tem nome: Data Fabric.

Eu resumiria o Data Fabric, literalmente traduzido como Malha de Dados, como uma central única de informações de dados, que simplifica e agiliza seu uso em ações e estratégicas de negócios. Ou mesmo como um facilitador para plataforma de insights, que proporciona uma experiência totalmente gerenciada em nuvem híbrida para explorar, preparar, gerenciar, governar e fornecer dados em escala para diversas áreas de negócio.

São inúmeros os benefícios que a centralização proporciona. Entre eles, gestão facilitada e eficiente, não depende de programas, arquiteturas e metadados (dicionário de dados), também reduz a complexidade, facilita o gerenciamento de ambientes cloud e multicloud, além de otimizar processos por meio de Inteligência Artificial (IA). 

Segundo o Gartner, o Data Fabric consegue orquestrar fontes de dados díspares, de maneira inteligente e segura, acelerando e tirando maior proveito de plataformas de dados como data lakes, data warehouses, NoSQL, translíticos e outros para fornecer uma visão unificada, confiável e abrangente de dados de clientes e negócios em toda a empresa para dar suporte a insights e aplicações.

Dessa forma, os usuários contam com um único ponto de acesso para localizar, entender, moldar e utilizar dados em toda a organização. Todos podem acessar a plataforma dentro da organização, o que significa um ganho importante na cultura de dados corporativa: a democratização do consumo de dados.

A automação permite o acesso rápido aos dados que estão distribuídos por variados silos de informações, em diversas áreas de negócios. O próprio sistema se encarrega de buscar onde estão armazenados e quem autoriza o acesso. Essa funcionalidade simplifica sobremaneira o processo e habilita o consumo de autoatendimento de dados confiáveis.

Ponte para inovação e competitividade

Quanto mais ágil for o acesso aos dados, mais oportunidades de gerar insights para inovar. E quanto mais inovador for o negócio, mais competitivo será. O Data Fabric incorpora a governança automatizada na plataforma de dados e, como é habilitada por metadados ativos, garante a aplicação automática de políticas para todos os acessos a informações, de maneira ágil e segura. 

Implementar o conceito de Data Fabric requer muita experiência, avaliação e foco. Por essa razão, muitas empresas aceleram esse processo por meio de parceiros que atuam em variados mercados, implementando a abordagem desta plataforma de maneira customizada. 

De acordo com o Gartner, até 2024, as organizações que utilizam metadados ativos para enriquecer e fornecer uma malha de dados dinâmica reduzirão o tempo de entrega de dados integrados em 50% e melhorarão a produtividade das equipes de dados em 20%. Diferenciais valiosos em mercados competitivos.

E aí, quanto vale esse diferencial?

Foto: André Muraki, gerente sênior de Data Analytics da Logicalis

Postado por André Muraki, gerente sênior de Data Analytics da Logicalis em 18/01/2023 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.