Contabilidade para empresas SaaS: o que é, como funciona e quais são suas vantagens
Postado por Vanessa Mandarano, Jornalista e redatora na Netspeed Tecnologia em Sistemas em 25/11/2022 em Artigos
Expandindo mercado, as empresas SaaS oferecem inúmeras vantagens no mercado de dados, softwares e web. Como todo modelo de negócio, o cuidado com a rotina contábil e os detalhes que envolvem o novo negócio precisam ser cuidados por um especialista contábil.
O mercado de tecnologia segue cada vez mais produtivo, os avanços significam novos meios de acelerar processos, abrir oportunidades, descobrir novas competências e manter negócios com alto potencial de escala. Isso significa que estamos vivenciando um momento de constante transformação, conectados a um coletivo que busca por soluções. Estar fora desse cenário significa deixar de fazer parte do espaço de trocas de produtos e serviços.
Prova disso está nos últimos dois anos, tempo em que foi essencial olhar para a necessidade de avançar na aplicabilidade tecnológica e utilizar ferramentas para que as empresas sobrevivessem no mercado do isolamento social. Independentemente da crise, impulsionar carreiras e elevar o nível de atuação no mercado de trabalho com inovação e especificidade, sem sombra de dúvidas, foi o foco de diversas organizações, incluindo as pequenas e médias empresas, formando novos polos de negócio.
A categoria contábil também segue com aberturas de mercado caminhando para territórios mais segmentados com profissionais mais tecnológicos. Por isso, o mercado de empresas SaaS surge como uma ótima chance de inovar e oferecer serviços a um público específico para esse modelo de negócio.
Entendendo mais sobre SaaS e mercado contábil
O que é o SaaS?
A sigla inglesa SaaS significa Software as a Service. O objetivo deste modelo de trabalho é disponibilizar no mercado softwares via web como serviço, em formato de aplicações, atendendo diferentes nichos de atuação, auxiliando na operação de cada atividade.
O detalhe é que o software é disponibilizado em Cloud Computing – Computação em Nuvem –, portanto todo processo é realizado de maneira remota e o acesso pode ser realizado em diferentes dispositivos, expandindo o alcance para global. Além da vantagem de gerir um negócio a partir de qualquer lugar e proporcionar, assim, liberdade geográfica, agilidade e flexibilidade, as empresas nos moldes Software as a Service atingem resultados mais promissores.
Mercado do SaaS
Apesar de ser um mercado relativamente novo, as perspectivas para esse segmento da tecnologia são muito positivas, já que há grande chance de crescimento. A Assespro-PR, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, em seu levantamento mensal (Insights Report) em junho de 2022 sobre o cenário do mercado de tecnologia, aponta 43% de crescimento das empresas que atuam nessa área. De acordo com a pesquisa, até maio deste ano, o número atingido é de aproximadamente 275 mil empresas de Tecnologia da Informação ativas no território nacional.
Um bom parâmetro para analisar o crescimento no mercado de TI são as informações no Forbes Collab, por Filipe Sabará. De acordo com matéria divulgada no site da Forbes, em janeiro deste ano, as startups brasileiras atingiram um número considerável de contratações em 2021, aumentando o valor médio dos investimentos, iniciando com US$ 5,5 milhões em 2020 para US$ 13,7 milhões em 2021. Os dados são do Relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups elaborado pela plataforma Sling.
Quais serviços o contador pode prestar às empresas SaaS?
Na verdade, não há tanta diferença nos processos contábeis para a empresa SaaS. No entanto, existem sim particularidades voltadas para empresas que desenvolvem e oferecem softwares. Isso significa que a maior exigência desse mercado é se atentar aos processos da empresa, identificar as dificuldades que este empreendedor pode vir a ter em sua gestão contábil e, sem dúvida, expandir os conhecimentos em tecnologia, assim como, nas leis que regulamentam as atividades previstas.
Além disso, é fundamental orientar o empreendedor sobre as escolhas de tributação e benefícios fiscais. Como contador, você poderá ainda auxiliar no enquadramento da atividade, apontando o código CNAE (Classificação de Atividades Econômicas) e outros processos, indicando o melhor tipo societário, assim como o regime tributário adequado e, claro, na gestão contábil da empresa de forma geral.
Classificação da atividade
Independentemente do CNAE, de maneira geral, é preciso entender que o serviço de SaaS é reconhecido como prestação de serviço e sua tributação também segue essa categoria. Para as empresas Software as a Service, existem duas classes de atividades:
CNAE: 6203-1/00: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis.
CNAE: 6202-3/00: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.
Tributação para empresas SaaS
Para calcular e saber ao certo os valores de tributação para empresas SaaS enquadradas no Simples Nacional, é preciso ter atingido nos últimos 12 meses a receita de 28% ou mais sobre o valor da folha de pagamento. A regra está inserida no Anexo III, com base no cálculo do Fator (massa salarial/receita bruta). No caso de receita menor de 28%, se enquadra no Anexo V.
Conclusão
É evidente que, em um curto espaço de tempo, novas tecnologias surgirão, abrindo novos campos de atuação. Por isso, é fundamental buscar conhecimento e se inteirar sobre as vantagens que o mercado ganha com os recursos que já temos. Para se manter no mercado, é preciso caminhar com a inovação, oferecer para os clientes meios cada vez mais práticos de solucionar problemas e utilizar métodos eficientes que simplifiquem os processos contábeis.
Foto: Vanessa Mandarano, Jornalista e redatora na Netspeed Tecnologia em Sistemas