Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Consultoria em ERP, por que contratar?

Postado por Gustavo Bonetti, CEO da Innovare Solutions em 07/08/2019 em Artigos

Quando uma empresa adere a uma consultoria, ela ganha o benefício de otimização do sistema, já que tem um suporte especializado voltado para o alcance de objetivos e metas. 

Ao investir em um software ERP, muitas empresas não se atentam para tudo o que precisam fazer para que o sistema de gestão funcione com o seu máximo desempenho e,

consequentemente, perdem o valor de investimento realizado ou não recebendo os resultados positivos esperados ou, simplesmente, trocando o ERP, por acreditarem, erroneamente, que o que foi adquirido não atende às necessidades da empresa.

Dessa forma, ressalta-se a importância de uma consultoria em ERP, uma extensão do serviço principal de fornecimento do sistema que objetiva aproveitar todo o potencial do software e direcionar seu uso para alinhar com as necessidades da organização. 

Assim, um consultor de ERP possui as funções de dar suporte técnico para as empresas; acompanhar os processos, solucionando eventuais falhas; treinar a equipe de funcionários para o uso do ERP; dimensionar corretamente o projeto, indicando o ERP mais adequado para atender a empresa; e identificar problemas, evitando riscos futuros.

Além dessas funções, uma consultoria de ERP influencia positivamente a integração dos sistemas e a otimização do software. Por um lado, a partir do momento que o sistema de gestão integra os processos e áreas de uma organização, a consultoria aumenta o cuidado com as informações geradas e consegue ter uma visão melhor da saúde do negócio, possibilitando, até mesmo, melhorar a escalabilidade do ERP. 

Por outro lado, quando uma empresa adere a uma consultoria, ela ganha o benefício de otimização do sistema, já que tem um suporte especializado voltado para o alcance de objetivos e metas. 

Com todas as funções exercidas por uma consultoria de ERP, uma empresa obtém, ainda, um melhor retorno sobre investimento (ROI), um dos maiores objetivos quando se investe em uma solução nova. 

Por meio de um suporte especializado, que direciona os processos para o alcance de objetivos e metas, adequa o sistema de gestão à visão da empresa e identifica falhas a tempo de serem corrigidas, as organizações recebem resultados mais certos e de forma rápida, aumentando não só o ROI como também a vantagem competitiva no mercado.

Por fim, além de entregar benefícios para a empresa, uma consultoria de ERP consegue oferecer algumas garantias importantes: compliance com as normas e certificação de que todas as obrigações fiscais serão cumpridas; atualização técnica do sistema, assegurando o máximo desempenho em usabilidade e funcionalidades do ERP; centralização de informações, com alinhamento de processos e fácil acesso a dados por todos os colaboradores; e capacidade de mão de obra, permitindo que a equipe não se sobrecarregue com as atividades relacionadas à gestão. 

Assim, ter uma consultoria de ERP auxilia a empresa de diversas formas, principalmente, com a escolha correta do sistema, o direcionamento dos projetos de forma a alcançar objetivos e metas, o cumprimento de obrigações fiscais e o retorno sobre investimento. Com isso, é possível, ainda, ter uma vantagem competitiva no mercado frente aos concorrentes. 

Postado por Gustavo Bonetti, CEO da Innovare Solutions em 07/08/2019 em Artigos