Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Consultoria de ERP: O elo entre o fabricante e o usuário

Postado por

Luciano Itamar

em 16/02/2016 em Notícias

Pois bem... Voltando alguns ?poucos anos ?, a história da consultoria remonta às origens das relações humanas. Antigos registros antropológicos identificaram...

Pois bem...

Voltando alguns ?poucos anos ?, a história da consultoria remonta às origens das relações humanas. Antigos registros antropológicos identificaram um traço comum às sociedades humanas relatando o surgimento de indivíduos adotados como uma espécie de guias, que ofereciam conselhos as suas comunidades em todas as questões, de relacionamentos á ações para caça, guerra, inclusive aspectos da saúde física e psicológica.

Na antiga Grécia, por exemplo, os sacerdotes do Oráculo de Delfos proviam consultorias embasadas nas observações sistemáticas e inteligentes dos fenômenos naturais, entendidas naquela época como predições de homens escolhidos pelos deuses e dotados de poderes especiais.

Mas o modelo que conhecemos hoje, uma atividade bem definida e sistematizada, tendo como característica um vínculo eminente entre a parte  técnico-científica aliada à experiência e fundamentada em teorias, mas sempre com foco nas soluções práticas, surgiu somente no início do século XX, sobretudo nas décadas de 40 e 50.

 

Na área de TI a consultoria já é parte integrante do ecossistema desde sempre. No início, utilizada unicamente pelo próprio fornecedor como forma de disseminar sua tecnologia e garantir uma receita adicional com serviço, e posteriormente adotada também como um modelo de negócio á parte, realizada por empresas certificadas por este mesmo fornecedor, para ampliar a capilaridade do atendimento e liberá-lo para focar seus esforços no desenvolvimento e na venda.

 

Neste modelo, a importância das consultorias veio crescendo ao longo dos anos, ao ponto de sua capacidade no desenvolvimento de projetos, implementação, assessoria, treinamento e acompanhamento ser, em alguns casos, um critério de escolha por parte do cliente mais importante do que o próprio software.

 

erp consultoriaE este é o ponto! Compartilhando com vocês experiências de nossa pesquisa, não ouvimos somente boas histórias, assim como aconteceu com os fabricantes, mas foram muitos os depoimentos de clientes que ressaltaram o papel decisivo da consultoria para o sucesso na implantação: seja no dimensionamento correto do projeto, no cumprimento do cronograma para a implementação propriamente dita, ou na dedicação voltada ao suporte técnico e treinamento adequado dos futuros usuários da ferramenta.

 

Os desafios particulares na atuação delas persistem: a capacidade de ação geográfica limitada; a construção de uma relação de credibilidade com o executivo ou proprietário da empresa, resultando em envolvimento interno e possibilidade de novas entrega em outros departamentos; a necessidade de marketing constante para ganhar notoriedade frente a uma forte concorrência; a ameaça no avanço do conceito e tecnologia de implantação remota, ou a necessidade de acompanhar e estudar as novas tecnologias.

Contudo, dois aspectos são imprescindíveis e sustentam cada vez mais o importante papel da consultoria de ERP dentro do processo: a chancela dos usuários, que a enxergam cada vez mais como sua melhor e mais próxima extensão do fabricante e a necessidade crescente das empresas de melhorarem seus processos internos de uma forma cada vez mais personalizada.      

E vale a reflexão: se existe um momento nos últimos anos ? onde estar mais  próximo das empresas com informações valiosas sobre como gerir melhor seus processos internos e externos utilizando sistemas de gestão- que isso parece fazer mais sentido, este momento é agora.

Atendida a reinvidicação, contem também conosco! 

Um abraço,

 

Por: Luciano Itamar - Publisher 

 

Postado por

Luciano Itamar

em 16/02/2016 em Notícias