Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Conheça a infraestrutura que viabiliza antecipação de cartões e conciliação direto no seu ERP

Postado por Redação em 19/09/2022 em Editorial

Nós, da Destrava Aí, atuamos com nosso consolidador financeiro para corrigir os diversos desafios que um sistema de gestão financeira poderia enfrentar para consolidar informações e encontrar ofertas de antecipação de recebíveis mais baratas para seus clientes

Sistemas de gestão empresarial que atendem empresas do varejo e do setor de serviços assistiram nos últimos 5 anos a uma transformação profunda em relação aos meios de pagamentos e aos serviços financeiros utilizados por seus clientes. O crescimento exponencial na aceitação de cartões de crédito e uma forte competição das contas digitais contra as grandes instituições financeiras são tendências que vieram para ficar.

Por exemplo, apesar da difusão do PIX desde seu lançamento em 2020, o mercado de cartões atingiu a marca de R$ 2,65 trilhões em 2021, tendo crescido 36,5% em 2022. Esse é um mercado colossal que viabiliza um negócio extremamente lucrativo com exclusividade para adquirentes e subadquirentes: a antecipação de recebíveis de cartões, cujas taxas médias variam entre 2-3% ao mês, com risco atrelado às grandes instituições emissoras de cartões (chamado de "risco emissor" no jargão da indústria).

No entanto, esse cenário também está em transformação.

Conhecendo as ineficiências do sistema, o BACEN incluiu em sua agenda BACEN# a obrigatoriedade do registro de recebíveis de bandeiras ("arranjos de pagamentos") para 100% dessa indústria. Essa mudança abre o mercado de antecipação de recebíveis para novos participantes, além de simplificar o acesso às informações da agenda de valores a receber que antes eram monopólio das empresas de maquininhas, links e meios de pagamento online e marketplaces. Falamos de nossa visão sobre o futuro do setor financeiro nesse artigo publicado recentemente na Forbes Brasil.

É sabido que desde sua implementação em junho de 2021, o sistema vem sofrendo para normalizar os serviços e, apesar de melhorias substanciais que viabilizam operações em mar aberto (como a harmonização de agendas posta em produção em maio de 2022), ainda há muito espaço para essa evolução. Nós, da Destrava Aí, atuamos com nosso consolidador financeiro para corrigir os diversos desafios que um sistema de gestão financeira poderia enfrentar para consolidar informações e encontrar ofertas de antecipação de recebíveis mais baratas para seus clientes. Esse contexto valorizou ainda mais nossa plataforma de dados de Open Finance. Agora, via serviços de API, estamos disponibilizando essa plataforma aberta para parceiros que oferecem sistemas de gestão empresarial, com prioridade para assinantes do Portal ERP.

Em resumo, como funciona nossa plataforma de dados?

Conectamos nossa plataforma a distintas registradoras, acessamos os dados em sua forma "bruta", submetemo-los a uma triagem de dezenas de regras de limpeza, removendo duplicações e inconsistências; por fim, plugamos as agendas de recebíveis em um motor de conciliação com dados transacionais dos sistemas de gestão financeira, sempre com a autorização das empresas, em um modelo de OAuth 2.0.

Ao contrário das soluções de conciliação disponíveis do mercado, nossa plataforma funciona com a identidade visual do parceiro, tem acesso a 100% das informações do mercado (incluindo os marketplaces) e está conectada diretamente a operações de antecipação de recebíveis e de crédito com garantia dos recebíveis de cartões.

Além disso, nossa tecnologia tem a experiência de onboarding mais ágil do mercado (em um cadastro simples feito em poucos minutos, independentemente da quantidade de adquirentes, cujas informações são consolidadas em até dois dias úteis)

A conciliadora inserida no sistema de gestão financeira é um diferencial competitivo e ajuda a reter clientes. Adicionalmente, a oportunidade de ofertar antecipação de recebíveis de cartões e crédito de capital de giro com a garantia desses recebíveis, cria novas linhas de receita para seu sistema de gestão financeira. Tudo isso, com serviços de API developer-friendly que reduzem custos de desenvolvimento.

A solução está em lista de espera para atender a demanda. Convido vocês a se registrarem e acessarem a documentação!

Postado por Redação em 19/09/2022 em Editorial

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.