Busca

filtros avançados

Conglomerado reduz custos com horas extras ao adotar ERP

GrupoDestro Benner PortalERP be8d8Grupo Destro automatizou Recursos Humanos com solução Benner Gestão de RH.

Automatização eliminou retrabalho e conferiu agilidade às tarefas diárias do departamento.

Com o objetivo de automatizar a área de Recursos Humanos e padronizá-la, o Grupo Destro, conglomerado de nove empresas - incluindo o maior atacado de secos e molhados da região sul -  com cerca de três mil colaboradores, e presente em oito estados e em três países, aderiu à solução Benner Gestão de RH.

O projeto, que segue em andamento, foi iniciado em agosto de 2014 e dividido em duas etapas ? sendo a primeira finalizada em março deste ano ?foi realizado pela Benner e por sua parceira ASCORP, de soluções tecnológicas para recursos humanos. 

O sistema está sendo utilizado em todo processo de movimentações de colaboradores; apuração de encargos; cálculo da folha de pagamento; obrigações mensais e anuais; benefícios; políticas salariais; treinamento e recrutamento e seleção. O aprimoramento do controle, disponibilização das informações em uma única base, maior agilidade e confiabilidade para os processos já puderam ser percebidos, 

Leandro Rodrigues, Gerente Corporativo de Recursos Humanos para o Grupo Destro, conta que o sistema de gestão até então utilizado não atendia as necessidades, especialmente no que diz respeito ao fechamento da folha de pagamento. Além disso, 60% dos processos contábeis e 40% dos cálculos administráveis eram realizados de forma manual, dificultando ainda mais a rotina da equipe, composta por 12 profissionais. A saída para que os prazos não fossem prejudicados era a realização de horas extras por parte da equipe do RH, resultando em uma despesa elevada para o Grupo Destro.

?Graças à solução da Benner, hoje podemos dizer que temos um sistema de gestão 100% standard, com processos automáticos e corretos, que garantem os cálculos e apurações de encargos, por exemplo, sejam livres de erros e não precisem ser recalculados ou conferidos manualmente. Não existe mais sofrimento com os retrabalhos e temos a confiança nos números que entregamos. Além disso, após o Benner RH não é mais necessário estender a jornada de trabalho do nosso time do RH para atingirmos nossos objetivos, gerando uma redução de despesas para o Grupo. Agora, temos mais tempo para a realização de análises e propostas de melhorias que impactem diretamente os negócios do grupo?, ressalta Rodrigues. 

Outro benefício conquistado pelo RH do Grupo Destro com a implementação feita pela Benner foi a possibilidade de gerir suas regras de negócio e individualizar as parametrizações, sejam elas demandadas pelos sindicatos, modificações nos benefícios ou por demandas contábeis. Além de autonomia para que esta parametrização seja aplicada diretamente no sistema, a nova funcionalidade eliminou uma despesa de R$ 250,00 por hora, que anteriormente era gerada a cada necessidade de mudança. 

O Benner RH, por estar em conformidade com o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), do Governo Federal, também trouxe tranquilidade para as rotinas relacionadas a obrigatoriedade e foi um dos diferenciais no momento da definição da solução que seria adotada em substituição ao antigo sistema.

Sua opinião é muito importante para nós! Participe agora da pesquisa exclusiva sobre o Mercado de ERP (serão 3 minutos no máximo) e concorra a 1 IPad Mini 3.

A primeira etapa do projeto prevista para ser realizada em seis meses foi finalizada em tempo recorde. Em dois meses, todo o processo de migração de dados foi concluído e, antes da solução da Benner entrar 100% em produção, os sistemas rodaram em paralelo por um mês. Atualmente está sendo executada a segunda fase, que contempla a implantação dos módulos Cargos e Salários; Treinamentos e Desempenho; SESMET; e Jurídico Trabalhista. Com isso, será possível gerar as demandas de trabalho e avaliar o desempenho dos colaboradores por meio das informações recebidas. 

O término de mais essa etapa representa a extinção das planilhas, o que facilita e agiliza ainda mais a gestão da área. Além disso, todos os subsistemas do RH serão integrados à mesma base, o que permitirá analisar os principais indicadores em tempo real e atuar no problema imediatamente após sua identificação.

Fonte: Redação