Concessionária do MT adota soluções TOTVS em sua operação
Postado por Redação em 29/01/2024 em NotíciasA companhia, que atua com infraestrutura e obras pesadas, adotou tecnologias especializadas no setor de Construção, além de ERP e soluções de RH para ampliar a eficiência administrativa e garantir maior confiabilidade nos dados
Foto: Divulgação/Nova Rota do Oeste
A Nova Rota do Oeste, empresa da MT Par e concessionária responsável pelas BR’s-163/364/070, em Mato Grosso, divulgou recentemente que firmou uma parceria com a TOTVS.
A companhia, que atua com infraestrutura e obras pesadas, adotou tecnologias especializadas no setor de Construção, além de ERP e soluções de RH para ampliar a eficiência administrativa e garantir maior confiabilidade nos dados.
“Para nos apoiar na gestão deste momento da operação, estamos implantando uma solução inovadora para o setor de concessão de rodovias. A equipe de tecnologia da Concessionária Nova Rota do Oeste teve um papel fundamental na implantação das soluções TOTVS, centralizando na integração dos sistemas de gestão os processos da concessionária, assegurando a auditagem dos processos e, garantindo assim, maior confiabilidade e segurança das informações”, declaram Rennan Duarte, gerente de Manutenção e Tecnologia, da Nova Rota do Oeste, e Helton Marinho, coordenador de Manutenção e Tecnologia da empresa.
Para gerir essa operação, a Nova Rota do Oeste escolheu o TOTVS Construção Obras e Projetos, sistema especializado para gerenciamento de obras, que abrange as diferentes etapas da construção, desde orçamento, planejamento, execução, controle até a entrega da obra. A plataforma também conta com tecnologia de conexão móvel para dar mais agilidade e flexibilidade aos processos, especialmente no canteiro de obras.
“A aquisição do TOTVS Construção Obras e Projetos foi pensada, a princípio, para as áreas de Obras e Orçamento. Porém, ao conhecer a ferramenta e todo seu potencial, conseguimos desenvolver uma solução que compreende diversas frentes, de forma a abranger todos os contratos sob responsabilidade da área de Engenharia, desde o planejamento, controle e medição dos contratos. A implantação do sistema traz consigo a automatização das tratativas com terceiros - que normalmente são feitas via e-mail - viabilizando a auditagem de forma eficaz. A partir do TOTVS Construção Obras e Projetos, criamos um workflow no TOTVS Fluig para recebimento e aprovação de medições, abrangendo o parecer das áreas competentes, embasando possíveis ajustes de valores no documento, o que gera não só a rastreabilidade das informações, como maior segurança para os gestores quanto a aprovação dessas medições com investimentos expressivos. Com esse investimento na sistematização dos acompanhamentos de obras e melhorias, esperamos trazer muitos benefícios para a concessionária”, comentam Anaisa Carvalho e Diego Bernardes, implantadores do projeto do TOTVS Construção Obras e Projetos na Nova Rota do Oeste.
Para a gestão da retaguarda da operação, a concessionária adotou o ERP TOTVS Backoffice – Linha Protheus, que automatiza tarefas do backoffice, garantindo maior confiabilidade e compliance sobre os dados e contratos. Para otimizar a gestão de documentos, projetos e equipes em um só lugar, a Nova Rota do Oeste contratou a plataforma colaborativa TOTVS Fluig, e para a automatização e digitalização do de processos do departamento pessoal, a empresa passa a contar com soluções TOTVS RH, incluindo o app Meu RH.
“Estamos extremamente felizes em firmar essa parceria com a Nova Rota do Oeste, que nos confiou o grande desafio de fornecer todas as soluções tecnológicas para a gestão das obras, da rotina administrativa e dos colaboradores. O trabalho da empresa exige um nível de austeridade e acurácia das informações muito alto e estamos muito felizes pela confiança nos sistemas TOTVS!”, comenta Jonkel Magalhães, diretor-executivo da TOTVS Centro Norte.
A Concessionária Nova Rota do Oeste tem a responsabilidade de administrar 855 km de rodovia, em Mato Grosso, sendo o principal corredor logístico para escoamento da produção de grãos do estado. Em 2023, a Concessionária retomou os investimentos em obras de duplicação, além da recuperação, manutenção e conservação do pavimento em toda a extensão administrada, com investimento de cerca de R$ 7 bilhões nos próximos anos.