Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Comprar ou construir um software?

Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 29/08/2022 em Artigos

Compartilhar:

Com a transformação digital crescendo em ritmo acelerado, as empresas procuram por soluções inovadoras que aumentem a boa experiência do consumidor e acompanhem o seu alto grau de exigência, assim como soluções para otimizar tarefas e rentabilizar seu negócio.

Com isso, muitas empresas se questionam se vale a pena comprar ou construir um software pelo time interno. A questão aqui não é a capacidade técnica da equipe que tem que ser levada em conta, mas sim, alguns fatores que levarão cada empresa a tomar a melhor decisão dentro da sua estratégia. Dentre elas, podemos destacar:

1) Tempo de conclusão do projeto

Geralmente quando um projeto é feito dentro da empresa pela equipe interna, o prazo de conclusão torna-se maior do que se comprar um software pronto e implantá-lo. Além disso, uma empresa terceirizada terá a expertise necessária e dará todo o suporte necessário em caso de erros e dúvidas dos usuários.

2) Custo

Quando o software é desenvolvido internamente é raro que se tenha um custo previsível e que este se cumpra. Muitas vezes, é necessário alocar outros profissionais mais especializados ou tirar um desenvolvedor da sua função para ajudar na conclusão do mesmo.

3) Suporte

Quando o projeto é feito internamente, geralmente existem somente alguns desenvolvedores capazes de resolver erros e dúvidas durante a utilização do software pelos usuários internos. Este é um ponto de atenção, pois caso estes profissionais saiam da empresa e não tenha mais ninguém qualificado para lidar com ele, você ficará sem suporte. Já com a contratação de uma empresa especializada, o suporte é full time e está dentro do contrato firmado.

4) Personalização

Existem algumas empresas que não encontram soluções no mercado que atendam suas necessidades e por isso, optam por desenvolvê-la internamente. Se este é o seu caso, vale a pena considerar esta opção, porém, é importante lembrar que algumas consultorias de tecnologia terceirizadas também possuem Fábrica de Software e podem fazer este projeto para sua empresa de acordo com as expectativas e resultados esperados, com um custo muitas vezes, muito menor.

5) Core business

Na era da transformação digital é imprescindível sair na frente e garantir vantagem competitiva. Isso só acontece quando se tem uma estratégia muito bem alinhada entre a equipe. Portanto, deve-se avaliar se vale a pena despender recursos para construir um software internamente ou contratar uma empresa que já possua expertise e tenha uma solução pronta ou ainda, que possa ajustá-lo de acordo com as necessidades do seu negócio.

Assim, sua empresa não perde o foco.

Não existe certo ou errado. O importante é estar atento a todos os pontos, avaliar seus prós e contras, custos e, se vale a pena estrategicamente, construir uma solução própria, comprar uma existente no mercado, ou ainda, contratar um projeto especial de Fábrica de Software.

Foto: Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia

Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 29/08/2022 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.