Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Como um software pode ajudar as empresas a integrar controladoria e contabilidade?

Postado por Juliana Rocha, especialista em gestão fiscal da StarSoft em 07/10/2019 em Artigos

Compartilhar:

Juliana Rocha, especialista em gestão fiscal StarSoft

As tarefas de contabilidade estão entre as mais complexas de uma empresa. Não só por conta de sua natureza delicada para o negócio, mas também, em razão da legislação fisco-contábil brasileira.

Para eliminar retrabalhos e dar maior segurança à atividade, surgiram as ferramentas informatizadas. Neste artigo, vamos demonstrar como um software de gestão empresarial pode ajudar as empresas a integrar controladoria e contabilidade.

De cara, a solução permite que contadores cumpram desde suas tarefas diárias básicas, até aquelas de caráter mais estratégico. Justamente neste último ponto, entra em questão a controladoria, com sua função de organizar, avaliar e armazenar informações do negócio. Essa atividade pode ser realizada por meio do sistema, que é capaz de aprimorar cada um dos processos citados.

Podemos dizer que tudo o que envolve as finanças da empresa, assim como a gestão de pessoas e a contabilidade, pode ser melhorado com a implementação de um software. Ademais, com essa solução, você estará apto a pensar suas decisões de forma cada vez mais estratégica e ágil. Sobretudo, porque a solução é capaz de eliminar uma série de tarefas manuais e repetitivas.

São afazeres que geralmente tomam muito tempo e ainda favorecem a ocorrência de erros. Os deslizes acabam levando a uma controladoria pouco eficiente, ou pior, a uma contabilidade falha. E existe ainda outro detalhe que precisamos lembrar. Quando os profissionais responsáveis por essas atividades não dispõem de documentos e informações à mão, há desperdício considerável de tempo.

O que significa, também, esforço mal aplicado e perda de dinheiro. Se você quer evitar as situações descritas, eliminar retrabalhos e tornar a sua gestão mais eficiente, um sistema é a melhor solução. Veja a seguir, como um software pode ajudar as empresas a integrar controladoria e contabilidade de forma simples e eficiente.

  • O software faz a ligação entre as áreas fiscal, contábil, patrimonial e de gestão de pessoas

A controladoria depende de algumas informações bastante específicas para amparar satisfatoriamente os gestores na hora de planejar e tomar decisões. É captando e analisando dados que descobrimos como está o desenvolvimento financeiro do negócio. Dito isso, é fundamental que as áreas fiscal, contábil, patrimonial e de gestão de pessoas estejam integradas.

Tanto em termos de comunicação quanto no quesito operacional, um bom sistema trabalha com dados e atividades de todos esses setores. Mais do que isso: os módulos do programa são capazes de se comunicar sem necessidade de interferência humana. Esse resultado pode ser oferecido, porque a ferramenta tem ligação com um banco de dados completo.

Como esse recurso possui acesso automatizado à fonte, os documentos gerados em um setor podem ser rapidamente acessados por outros. Graças a isso, não precisamos realimentar o sistema a todo momento. Esse fluxo informacional é uma das formas como um software pode ajudar as empresas a integrar controladoria e contabilidade.

  • A troca de informações é facilitada

Ter as áreas do negócio bem integradas é fundamental para que contabilidade e controladoria andem juntas. A razão para tanto é que não podemos unir as duas atividades sem um bom sistema de comunicação. Neste caso, temos as áreas interligadas em um único ambiente, o do software.

Isso permite que informações sejam trocadas em tempo real. A mistura de agilidade e precisão faz toda a diferença na hora de unir as duas atividades de que tratamos neste artigo. Não menos importante, é o fato de que outros softwares utilizados pela empresa também podem ser integrados com essa solução. Tudo o que expomos contribui assim, para criar um ecossistema interno de comunicação e troca de dados.

  • O software permite acompanhamento de orçamento e projeções

Dados são necessários para a controladoria não apenas para fins de análise. A atividade de acompanhamento também demanda acesso à informação. Este detalhe é igualmente facilitado e aprimorado com a adoção de um software. Afinal, ele pode extrair informações dos ERPs, por exemplo, fazendo o seu lançamento em uma única base. Com isso, a gestão tem acesso facilitado a comparativos e análises.

Ou seja, você confere o orçamento planejado da empresa e o que foi realizado de fato. Tudo isso, disponibilizado junto de um histórico completo das atividades financeiras da organização. Ao realizar os comparativos possibilitados por essa ferramenta, o diagnóstico de resultados obtidos pelo negócio é rápido e preciso.

Isso permite, dentre outras coisas, iniciar correções urgentes para evitar prejuízos financeiros. E da mesma forma que podemos fazer comparativos, também é possível realizar projeções. Elas são necessárias para determinar se o retorno de um investimento compensa. Esta é, portanto, outra forma como um software pode ajudar as empresas a integrar controladoria e contabilidade.

  • Consolidação de dados e emissão de diferentes relatórios e análises

A consolidação de dados é uma das bases de uma boa controladoria. É, além disso, um detalhe indispensável para que possamos integrá-la com a contabilidade, amparando os processos de decisão da empresa. Um sistema facilita a consolidação, produzindo relatórios gerenciais e ajudando a acompanhar os seus principais indicadores.

Como vimos ao longo deste artigo, você sempre disporá das informações necessárias para a tomada de decisões. Isso é possível graças à consolidação de dados, fator que viabiliza a elaboração de relatórios e análises financeiras da empresa. O que faz, por sua vez, com que controladoria e contabilidade dialoguem de forma direta.

O software permite uma gestão aprimorada e estimula uma visão estratégica do negócio

  • A sua gestão torna-se mais consciente e completa

É por meio de levantamento, análise, transmissão e centralização de dados que gestores podem fazer uma análise aprofundada de suas empresas. A partir disso, elaboram medidas corretivas ou investem onde os resultados desejados têm maior potencial de serem alcançados. Um software de gestão empresarial oferece dados retrospectivos e segmentados, colaborando com esses objetivos.

Com o tempo, ele promove uma gestão completa e inteligente do negócio. Esta visão completa e com fluidez de dados entre todas as áreas pertinentes do negócio resume como um software pode ajudar as empresas a integrar controladoria e contabilidade. É possível, inclusive, que a solução funcione como um ERP. Ou seja, oferecendo diversos módulos que centralizam a gestão da sua empresa.

Isso vai tornar a sua controladoria mais eficiente e próxima das atividades contábeis e de gestão de pessoas. De tal modo que as auditorias e avaliações de desempenho serão uma fonte precisa de insights para embasar decisões estratégicas.

Postado por Juliana Rocha, especialista em gestão fiscal da StarSoft em 07/10/2019 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.