Como um ERP pode ser diferencial na indústria
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 14/09/2022 em ArtigosQuem trabalha no setor da indústria sabe que é fundamental ter controle de todos os processos e inovação constante, afinal, esse é um mercado altamente competitivo e as estratégias e decisões precisam ser tomadas com rapidez. É exatamente neste quesito que o ERP se torna um diferencial.
Através dele, a indústria conseguirá automatizar seus processos, diminuir custos e fazer uma boa gestão das informações que irá ajudar na tomada de decisão. O ERP para a indústria capacita o chão de fábrica, ao mesmo tempo que melhora o processo de manufatura. Além disso, o ERP traz outras vantagens para esse setor:
- Controle de estoque e produção em tempo real do chão de fábrica e suas entregas, avaliando o cronograma e custos.
- Integração entre os setores evitando retrabalho e erros manuais.
- Flexibilidade para mudar seus indicadores e análises das informações para tomada de decisão.
- Automatização das tarefas com informações em tempo real e confiáveis.
- Controle de liberação de compra, com limite orçamentário por centro de custo.
- Autorização eletrônica de compra por alçadas de valor.
- Redução de custos de estoque por meio de rotinas automatizadas que identificam as especificações do que deve ser comprado ou produzido.
- Rastreabilidade de materiais dos fornecedores e clientes.
- Gerenciamento de pedidos de vendas.
- Acompanhamento da produção com integração das áreas de estoque, compras, pedidos de vendas e custos
- Relatórios diversos para gerenciamento e tomada de decisão.
Principais módulos do ERP para a indústria
Administrativo: é possível gerar propostas, solicitações de compra ou venda, e controlar o estoque de forma integrada com as linhas de produção, contabilidade e financeiro.
Financeiro: controle do contas a pagar e receber, conciliações e gerenciamento do fluxo de caixa.
Fiscal e Contábil: controle total das informações e emissão de documentos contábeis e fiscais exigidos para a entrega do SPED Contábil, Fiscal, REINF e Contribuições.
Manufatura: esse módulo é eficaz para o planejamento e previsões de vendas.
Qualidade: com esse módulo, é possível controlar a qualidade dos produtos fabricados, rotinas de manutenção e todo o processo de produção.
O grande desafio para as indústrias é como otimizar suas operações, aumentar a produtividade e reduzir custos para se manter competitivo. O primeiro passo é a adoção de um sistema de gestão ERP.
Para saber qual é o melhor e mais adequado sistema de gestão para seu negócio, é importante avaliar qual é a demanda e a previsão de como ela irá crescer para escolher um software que se adeque a cada modernização. Além disso, é importante avaliar se terá suporte para treinamento e manutenção do sistema. O ideal é contar com os serviços de uma consultoria de tecnologia que irá avaliar o seu negócio e te ajudar a escolher as soluções que sua empresa realmente precisa, de acordo com suas necessidades.
Foto: Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia