Como o ERP pode ajudar a alavancar as empresas de serviços
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 05/10/2022 em ArtigosO segmento de serviços é o que mais cresce anualmente. No primeiro semestre de 2022 foram abertas mais de um milhão de empresas de serviços, um crescimento de 8,1% comparado ao mesmo período de 2021 e foi responsável por 70% da geração de emprego.
Com a área em expansão, cresce também a concorrência. Para alavancar os negócios, as empresas de serviços precisam ganhar vantagem competitiva oferecendo produtos de acordo com o que o consumidor deseja e oferecendo a ele, melhor experiência de compra. Sendo assim, é necessário ter controle total dos seus processos e analisar os dados de comportamento dos clientes.
É muito comum, principalmente em empresas menores, que cada departamento possua um tipo de sistema específico e que não exista integração entre si. Isso faz com que as informações não estejam centralizadas, o que dificulta o processo de tomada de decisão com rapidez, além de ser mais passível a erros.
Com o crescimento da empresa, a equipe fica sem o controle dos processos, ocasionando falhas, excesso de retrabalho e falta de produtividade. Fica evidente que a empresa necessita utilizar um sistema de gestão para administrar sua operação. E isto, o sistema ERP faz muito bem. O ERP é um sistema de gestão que atende empresas de todos os portes e segmentos. Ele é adaptável e pode ser escalonável de acordo com o crescimento do negócio.
Para as pequenas empresas, pode ser contratado com os principais módulos de gestão com um investimento acessível. Já para as médias e grandes empresas que possuem um volume de dados maior, pode ser contratado com outros recursos de análise mais aprofundadas como o Business Intelligence e Inteligência artificial. A vantagem do ERP é que você consegue compor os módulos de acordo com a sua necessidade e, para o segmento de serviços, isso é essencial. Além disso, otimiza todas as frentes do negócio. Com isso a empresa ganha:
- Controle completo dos recursos e contratos mais rentáveis
- Precisão na precificação de orçamentos
- Gestão das equipes alocadas com integração entre sistema de folha de pagamento e de controle da operação
- Solução focada na rentabilidade dos contratos
- Automação de processos otimizando o tempo dos colaboradores e reduzindo erros manuais
- Maior produtividade através da automação de atividades burocráticas
- Integração com eSocial e outras obrigações fiscais
- Conformidade com LGPD e compliance
- Centralização das informações em tempo real tornando mais fácil a tomada de decisão
- Redução de custos
- Melhora a experiência do cliente com processos menos burocráticos
Empresas de serviços precisam focar sua estratégia em atendimento e, portanto, o ERP torna-se um grande aliado, já que automatiza os processos, controla todos os custos e promove análises para a tomada de decisão e assim, a equipe pode se dedicar às funções mais estratégicas direcionadas ao cliente!
Foto: Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia