Como integrar o seu e-commerce ao ERP
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 11/07/2022 em ArtigosEm 2021, o mercado de e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 161 bilhões, 26,9% superior a 2020. A projeção para 2022 é de um crescimento de 9% com cerca de R$ 174 bilhões em faturamento, segundo um estudo realizado pela Neotrust.
A pandemia trouxe hábitos que já foram incorporados ao dia a dia das pessoas e as compras on-line é um deles. Em 2022, a expectativa é de um aumento de 8% para transações via Internet. Com isso, as empresas que ainda não estão com seus processos digitais totalmente estruturados estão em busca de soluções e ferramentas para garantir a sua competitividade no mercado.
Uma dessas ferramentas, é o ERP – Enterprise Resource Planning - que possui muitas vantagens no controle e gestão de dados e também na integração com a plataforma e-commerce. A integração de sistemas é um dos pontos chaves para uma melhor comunicação e centralização das informações dentro da empresa.
Trata-se do processo de conectar um sistema a outro para que eles trabalhem juntos com o objetivo de reunir todas as informações existentes em um único lugar. Com isso, os dados circulam de forma integrada, harmônica e acessível reduzindo a complexidade e o tempo gasto nas operações. Além disso, com todas as informações conversando e trafegando sem dificuldade, as equipes ganham produtividade e vantagem competitiva. A integração do e-commerce com o ERP traz diversas vantagens:
- Melhor gestão da distribuição e logística de um produto, assim como do estoque e fluxo de caixa.
- Aumento da produtividade, pois com as informações centralizadas é muito mais rápido analisá-las para a tomada de decisão.
- Cadastro de todos os seus produtos no ERP centralizando assim as informações.
- Com a integração, não é preciso digitar todas as informações novamente, evitando erros manuais.
- Melhor acompanhamento dos dados financeiros e operacionais.
- A integração com o e-commerce permite a unificação da sua loja física com a virtual, juntamente com o gerenciamento de todos os departamentos de uma forma mais simples e automatizada.
- Melhor experiência do consumidor. A integração do e-commerce com um software ERP faz com que os processos fiquem automatizados e a atualização seja em tempo real, ou seja, o cliente tem uma melhor experiência de compra, pois conseguirá visualizar as informações referentes ao seu pedido mais rapidamente.
- Com os sistemas integrados, todos os pedidos feitos no e-commerce são computados no sistema e já separados para envio com emissão da nota fiscal. Tudo simples e automatizado.
- Melhor gestão de estoque e redução de desperdícios e prazo de entrega.
- Roteirização e acompanhamento dos pedidos.
E como o ERP é flexível, ele pode ser personalizado com as funções que a sua empresa necessita para atender os objetivos propostos. Para fazer a integração da plataforma de e-commerce com o software ERP, deve-se atentar a quatro pontos:
1) Escolher a plataforma de e-commerce mais adequada ao negócio
São muitas plataformas existentes no mercado e cada uma delas tem suas funcionalidades, diferenciais e formas de integração, sendo assim, é recomendável pesquisar a fundo e colocar os prós e contras de cada plataforma de acordo com os objetivos e expectativas do negócio e escolher aquela que possui mais afinidade e gere valor para a empresa.
2) Adquira um software ERP
O ERP é o software responsável por centralizar todas as informações da empresa e otimizar a gestão estratégica de forma inteligente, contribuindo para a melhora dos processos internos. São muitas as vantagens do ERP:
- Automação dos processos
- Redução de custos
- Menos erros
- Gestão de estoque:
- Planejamento de vendas
- Otimização na emissão de Notas fiscais
- Gestão logística
- Melhor experiência do cliente
- Integração de dados
3) Definir o fluxo das informações entre os sistemas
Esta é uma das partes mais importantes para o sucesso da integração de sistemas entre o e-commerce e o ERP. Isso porque, as trocas de dados entre a plataforma e o ERP acontecem em diferentes fluxos, sendo assim, a informação de como o fluxo de dados deverá percorrer tem que estar clara. A compatibilidade entre o ERP e a plataforma deve ser a mais ampla possível para assegurar que não haja erros, nem duplicidade nas informações.
Mesmo seguindo todos os passos citados, é aconselhável contar com a ajuda de uma consultoria especializada que irá estudar qual a melhor plataforma de e-commerce e ERP para o tipo e objetivos do negócio e também orientar a empresa na escolha do mais adequado sistema de integração.
Foto: Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia