Como inovar a gestão com o uso do BI
Postado por Leonardo Matt, CEO da SuperBI em 21/09/2022 em ArtigosCada vez mais as empresas estão apostando na cultura de inovação tecnológica e ampliação do acesso a dados para fazer escolhas mais inteligentes.
A capixaba DBM Sistemas, referência em softwares de gestão empresarial (ERP), é uma delas. Há seis anos, percebendo que precisava associar recursos analíticos ao seu sistema de ERP para atender aos clientes com mais agilidade, decidiu inserir uma ferramenta de BI (Business Intelligence) ao seu software.
O BI interligado ao ERP é realmente uma força extra ao trabalho de campo. Ele garante que os usuários façam escolhas e decisões baseadas em informações sólidas. É também algo centralizado. A DBM, por exemplo, anteriormente disponibilizava recursos isolados para a gestão estratégica dos clientes, o que gerava, com certa frequência, desencontros de informações e poucas orientações nas decisões.
Com a ferramenta de BI, a análise dos indicadores de desempenho é feita como um todo ou individual, para cada setor, de maneira mais prática e segura. Além disso, o uso do BI gera a possibilidade de os gestores tomarem decisões mais assertivas e transparentes, estipular prioridades na gestão, descobrir gargalos e acompanhar os indicadores de desempenho (KPIs).
Outra vantagem é que, além da ampla visão dos indicadores sobre o desempenho do negócio, as informações geradas são visualizadas e analisadas de forma simples e eficiente: antes, se o cliente pedisse um relatório, demandaria tempo e era disponibilizada no computador do gestor. Com o BI, ele passa a ter essa informação atualizada via internet em qualquer lugar, de maneira inteligente e intuitiva.
Foto: Leonardo Matt, CEO da SuperBI