Com ataque de 1,3 terabits, criminosos se superam usando a criatividade
Postado porSolemar Andrade
em 19/03/2018 em ArtigosDessa vez, a investida ocorreu de outra forma ? até então, inesperada. Ao perceber que os servidores que hospedam sites...
Dessa vez, a investida ocorreu de outra forma ? até então, inesperada. Ao perceber que os servidores que hospedam sites eram vulneráveis e podiam servir de meio para os ataques DDoS, devido a muitos serem mal configurados, os cibercriminosos viram ali uma oportunidade. Além disso, como esses data centers possuem muita banda para o armazenamento de grande quantidade de informação, o golpe funcionou como um "tiro de canhão". Com tamanha potência de banda, a investida atingiu picos de tráfego de 1,35TB/s, superando os números do Mirai. O alvo foi um site respeitado até mesmo pelos hackers, o Github, plataforma de hospedagem de código-fonte, que conta com o sistema de controle de distribuição Git.
Não há como especular o motivo dessa investida. O fato é que a cada momento a criatividade pode levar os criminosos a descobrirem novas investidas. Independentemente da origem do ataque, seja pelo direcionamento de dispositivos IoT ou por meio de servidores, todos os sites e serviços online precisam investir em soluções que identifiquem o tráfego anormal tão logo se inicie, agindo para a mitigação com agilidade e continuamente para que o sistema não seja comprometido ou indisponibilizado.
Compre seu ingresso para o ERP Summit!
Não se assuste se recordes de volume dos ataques sejam quebrados a cada mês, semana ou dia. Como gato e rato, a tendência é que hackers consigam novas e agressivas formas de violar sistemas e, com essas ameaças iminentes, as empresas devem se conscientizar, planejar e executar incansavelmente ações em prol da proteção de suas informações.
Solemar Andrade
em 19/03/2018 em Artigos