Shelfware: Saiba o que é e fuja dele !!!

Postado por em em Artigos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 6102
  • Increver-se para receber atualizações

Select IMG Artigo PortalERPPor incrível que pareça, o que as empresas fazem para organizar seus processos e automatizar as operações do dia a dia, que é a implantação de um ERP, ao invés de trazer retorno sobre o investimento, o que conhecemos como ROI, pode sim, levar muitas a prejuízos e perda de grandes montantes, em alguns casos, a fechar as portas.

Como no caso da Shane, uma joalheria com faturamento de 200 milhões de dólares, que partiu para a implementação de um sistema de gestão em 2006, investindo 36 milhões de dólares e  abandonando o projeto em meados de 2010. Alegando o alto custo da implantação, tempo e energia dispendida no processo, a empresa veio abrir falência logo depois.

Estudos de mercado dizem que as empresas devem calcular para investimento no projeto de aquisição e implementação do seu ERP, por volta de 9% do seu faturamento anual, no caso da Shane, ela investiu o dobro disso.

E porque apresentamos o caso acima ?

Para explicar a importância de se entender o que é Shelfware.

Shelfware é a aquisição de software e licenças que não serão utilizadas, envolvendo funcionalidades técnicas não necessárias para a operação da empresa, porém adquiridas. Em muitos casos, pela falta de conhecimento de mercado, onde se promove o desenvolvimento de customizações por desconhecer que  existem outras ferramentas no mercado que já atendem aquelas especificações, tudo isso é desperdício de dinheiro e o que hoje é chamado de Shelfware.

Em linhas gerais, Shelfware é comprar um carro com 8 marchas e usar apenas 6 e ter pago pelo desenvolvimento das 8, este desperdício de usabilidade é chamado de shelfware.

Segundo estudos do Gartner e IDC, de todo investimento em aplicações de software empresarial (incluindo ERP, CRM, BI, BA entre outras aplicações) mais USD 12,3 bilhões são desperdiçados por conta do Shelfware. 

Existem estudos mais agressivos que apontam que a cada USD 100,00 investidos em software, USD 10,00 são desperdiçados com shelfware, ou seja 10%.

Um caso muito claro de Shelfware ocorreu em 2009, onde uma das maiores empresas de ERP do mundo, apresentou um software perfeito a um cliente, a empresa adquirente era a Waste Management, o ERP era perfeito “fora do comum” para atender a demanda da organização, de tão perfeito que parecia, porém de fato o sistema não estava pronto, ele não existia, por fim o caso encerrou-se nos tribunais onde a empresa de software foi condenada a pagar uma indenização a empresa cliente.

Para solucionar estes tipos de problemas, trazer maior maturidade ao mercado de software brasileiro e combater o shelfware nacional, o Portal ERP lançou o Portal ERP Select, inovadora plataforma para seleção, comparação e aquisição de sistemas de gestão. Na plataforma é possível que se defina os critérios, regras de negócios e especificações técnicas do ERP, escolher entre as empresas já integradas na plataforma qual deseja-se simular, apertar um botão e pronto, a ferramenta apresenta quais são mais aderentes aos processos escolhidos pela empresa e ainda permite indicar qual tem o melhor custo benefício. 

Um processo de seleção de software empresarial que na média por durar de 4 meses a 1 ano, é reduzido em até 40% do tempo e aumento da assertividade na escolha de até 90%, pois apresentamos o preto-no-branco no que tange aos requisitos técnicos e aceleramos o levantamento de necessidades e resposta das fabricantes de sistemas, pois já estão cadastradas na plataforma.

Coloque o Portal ERP Select na sua rotina de seleção, comparação e aquisição de software empresarial e fuja do shelfware definitivamente!!

Acesse www.portalerpselect.com.br 

* Por Marcelo Sinhorini, co-fundador do Portal ERP e do Portal ERP Select

 

Avalie esta postagem:
17

Marcelo Sinhorini é formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FGV com pós-graduação em estratégia de empresa pela UNICAMP e Gestão Estratégica pelo departamento de educação continuada da Harvard University.


Experiência profissional de aproximadamente 18 anos na área de Tecnologia da Informação com enfoque em sistemas de gestão empresarial ERP, atuado em empresas como TOTVS, Volkswagen e Unibanco.


Atualmente é diretor de novos negócios e co-founder do Portal ERP


 

  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.