Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Cobertura SAP NOW 2019 / Parte 1

Postado por Redação em 17/09/2019 em Editorial

Evento celebrou sua 24ª edição com foco na experiência do cliente

Evento celebrou sua 24ª edição com foco na experiência do cliente

O SAP NOW, antigo SAP Forum, realizou sua 24ª edição e para este ano, trouxe como tema principal a jornada da economia da experiência.

A edição de 2019, aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, em uma área de 20 mil metros quadrados. O evento contou com 550 sessões de conteúdo. A temática relacionada a gestão da experiência do cliente e dos colaboradores, após a integração da plataforma Qualtrics, em maio deste ano, esteve presente ao longo do encontro.

Sobre o Qualtrics 

A plataforma de gerenciamento de experiência (XM) Qualtrics, fez oficialmente sua estreia no Brasil durante o SAP NOW. A empresa, foi adquirida, em novembro do ano passado, pelo valor de € 8 bilhões. Antes dessa aquisição, a cadeia de varejo Fast Shop, Mercedes-Benz e Serasa, já faziam uso da ferramenta.

Segundo a companhia, a soma da experiência e do conhecimento da Qualtrics , com dados operacionais (O-Data) do software SAP, tem como objetivo possibilitar que os clientes tenham acesso a um sistema integrado, e possam , desse modo, gerenciar melhor as cadeias de suprimentos, redes, funcionários e processos essenciais, dentro de um sistema de gerenciamento operacional de ponta a ponta, que irá impulsionar os negócios dos usuários.

"No cenário atual, as empresas estão empenhadas a conhecer, compreender e responder às novas necessidades do consumidor em tempo real. A relação das marcas com os consumidores, tende a ser cada vez mais intuitiva e personalizada.", declarou Cristina Palmaka, presidente da SAP no Brasil.

Adriana Aroulho, COO da SAP no Brasil, esclareceu, em entrevista ao Portal ERP, que Qualtrics é um sistema integrado de gestão, a uma plataforma de experiência, responsável por quatro áreas específicas, atreladas a experiência com o produto, experiência com a marca, experiência do cliente e experiência do colaborador.

Desse modo, a ideia é que os clientes usem a plataforma para a gestão da experiência de seus produtos, com os clientes de seus funcionários, ou do seu posicionamento de mercado com o produto e a marca. Dessa forma, ao fazer uso desse único sistema, o cliente pode integrar todas as informações para entender melhor como aumentar a eficiência e aprimorar a tomada de decisão.

“Atualmente a SAP já tem muitos dados operacionais dos clientes, que passam pelos nossos sistemas. ¾ do PIB mundial roda em sistemas da SAP. Então os dados do CRM, dados do próprio ERP, dados de folha de pagamento, sistemas de logística. Esses dados nos dizem muito sobre o que acontece, e os dados de experiência podem te ajudar a entender o porquê acontece, e a correlação entre as duas coisas é que é muito poderosa.”, declarou Adriana.  

Os expositores

Felipe Mendes, Diretor Comercial na Equinix, contou ao Portal ERP, que para essa edição, a companhia trouxe uma novidade que permite que seus clientes se conectem diretamente com a estrutura Cloud da SAP, para desse modo, consumir os serviços da empresa.

Na prática, o cliente se conecta a essa estrutura e passa a ter, diversas possibilidades de conexão, tanto para a infraestrutura da SAP, quanto para demais parceiros, como Google, Microsoft, Oracle e Amazon, por exemplo.

“Nossa expectativa é muito grande, primeiro porque a SAP é um grande parceiro, a gente desenvolve soluções em conjunto no mundo inteiro. Segundo porque a gente tem muitos clientes presentes aqui, seja como expositores, ou visitantes. E terceiro porque o público consumidor de SAP, é um público muito convergente com os que consomem soluções da Equinix.”, salientou Felipe.

Alberto Freitas, VP de operações e estratégias da Megawork, relembrou que a empresa participou nos últimos dez anos do evento e que por conta disso, para esse ano, a expectativa era boa. Principalmente por conta do modelo, totalmente aberto, pautado no relacionamento com o cliente, que foi adotado para essa edição.

"Estamos trazendo grandes inovações. Com destaque para uma solução de gestão chamada Migre Up , um aplicativo que qualquer um pode entrar e simular, como seria realizada a migração de sua solução, que não é SAP, para o SAP S/4HANA, que é a última versão da empresa. Conseguimos simular para ele, o que ele teria de custos e benefícios, por tipo de indústria.", informou Alberto.

Faça como mais de 56 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

A Ativy também marcou presença no SAP Now. Tiago Garbim, fundador e CEO da companhia, contou ao Portal ERP, que para este ano, os visitantes de seu stand iriam conhecer mais detalhes sobre o SAP Blindado, um produto de compliance e segurança, que adéqua o SAP a todas as normas da LGPD, e fornece todo o embasamento de segurança para que as empresas possam trabalhar com o SAP em Cloud.

“Também estamos trazendo o SAP desaster recovery, que é um produto de replicação do SAP, em tempo real, tanto de B1 quanto de SAP S/4HANA. Também estamos abrindo a oferta do SAP Business One para o usuário. Essa já é uma oferta pré-existente, mas com valores extremamente baixos, unificados a uma plataforma fiscal. Então a gente entrega o SAP para o usuário na nuvem, já incluído a nuvem, o software fiscal, a emissão de nota fiscal e a integração bancária, em um único preço, para o usuário.”, explicou Tiago.

Marcello Thiemann, Diretor geral da Seidor no Brasil, contou que a empresa trouxe para o evento ofertas que suprem e complementam o SAP. As ofertas estão relacionadas a parte de suporte na área de CRM, área fiscal, área da inteligência de dados, entre outras. O executivo destacou que a empresa optou em trazer para esta edição, tanto ofertas transacionais, ou seja, não estratégicas, quanto ofertas estratégicas.

"A principal oferta nossa para o mercado é exatamente o movimento do ERP atual da SAP para o S/4HANA. É necessário trazer para o evento, pessoas que conheçam todo esse movimento. Nós optamos por fazer isso, inclusive trazendo pessoas de fora do Brasil, vindas da Europa, América Latina e do Norte. Isso porque no Brasil, ainda existem poucas conversões.", informou Marcello.

Lauro de Lauro, Diretor de serviços Sky.One, relembrou que esse foi o quarto ano de participação da empresa no evento. A companhia atua muito fortemente, através dos canais da SAP.

"Esse ano, a gente vem com um modelo muito próprio e muito definido de movimentar os ERPs SAP para o sistema em Cloud. Então o nosso negócio é mover, esses sistemas de gestão, que estão dentro das empresas, para a nuvem. Então tudo se trata de um processo de movimento, esse é o nosso negócio.", explicou Lauro. 

A Ramo Sistemas, companhia focada em SAP Bussines One, também integrou a lista de expositores dessa edição. Décio Krakauer, CEO da empresa, informou que neste ano, a Ramo apresentou a fusão com o experience data.

O executivo explicou que ao realizar a integração dos sistemas com soluções de CRM da SAP, ou até mesmo soluções internas da Ramo, é possível se aprofundar no mercado, descobrir o sentimento das empresas e dos clientes, para fazer com que esse sentimento, X data, se funda com o O data.

“Existe a fusão desses dois mundos, que visa operacionalizar a empresa, mas olhando o mercado, a experiência do cliente, frente a isso. Então muitas vezes você pode lançar um produto, como um software de gestão, e esse produto pode não ser muito bem recebido. Na economia tradicional você demora 1 ano para descobrir que isso deu errado, já na economia da experiência talvez em três semanas você descubra que isso não está legal. E é isso que a gente está oferecendo e trazendo no evento esse ano. O SAP Business One integrado a economia da experiência.”, salientou Décio.

Postado por Redação em 17/09/2019 em Editorial