Cigam lança ferramenta para área fiscal
Postado porFátima Costa
em 19/08/2016 em NotíciasA nova funcionalidade permite aos clientes baixar ou capturar todos os arquivos XMLs emitidos contra o seu CNPJ, possibilitando em...
A nova funcionalidade permite aos clientes baixar ou capturar todos os arquivos XMLs emitidos contra o seu CNPJ, possibilitando em tempo real a verificação das operações realizadas para a sua empresa, otimizando o processo e aumentando a produtividade.
O objetivo da nova ferramenta é monitorar todas as notas fiscais emitidas para os CNPJs cadastrados, possibilitando ao cliente o conhecimento de todas as operações da companhia.
De acordo com o analista de negócios da Cigam, Éder Gnoatto, a funcionalidade é imprescindível para ampliar a eficiência e o controle das rotinas, automatizando processos e mantendo a conformidade com as obrigações fiscais.
?A nova funcionalidade traz produtividade também para o fornecedor do nosso cliente, uma vez que antes mesmo da mercadoria sair da empresa, o comprador poderá informar qualquer irregularidade, como preço, quantidade e até mesmo, as condições de pagamento, evitando assim que esta mercadoria seja devolvida, ocasionando custos de logística?, diz Éder Gnoatto.
De acordo com a empresa, o sistema funciona da seguinte maneira: o cliente emite ordem de compra que chega ao fornecedor. Este separa a mercadoria e realiza a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) à Secretária da Fazenda (Sefaz).
Enquanto isso, o produto sai do estoque do fornecedor e o ERP Cigam captura o arquivo XML, possibilitando a conferência por parte do cliente.
A solução é dividida em três partes: a primeira baixa os arquivos diretamente da SEFAZ; a segunda possibilita verificar os dados antes de realizar qualquer importação no Cigam; e a terceira possibilita a geração do manifesto, a inclusão da empresa automaticamente e a importação do documento gerando uma pré-nota.
?Após baixados os arquivos, eles ficam disponíveis em seus repositórios para que o operador possa verificar as informações que constam na nota emitida pelo seu fornecedor. Neste momento, torna-se possível o manifesto de reconhecimento desta informação, que evitará um possível cancelamento por parte do fornecedor, garantindo que o aproveitamento de crédito possa ser feito por parte da empresa?, explica Gnoatto.
Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2016? Clique aqui!
Na importação desde arquivo, o cliente pode optar por utilizar o cálculo de impostos de acordo com as parametrizações feitas no ERP Cigam; de buscar todos os dados exatamente conforme o XML; ou buscar as incidências do ERP Cigam e as alíquotas e valores do XML, tudo em conformidade com obrigações tributárias.
A próxima fase desta solução, com previsão ainda para este ano, fornecerá dados estatísticos para que os gestores possam acompanhar visualmente a quantidade de documentos emitidos para suas empresas, que poderiam não ser de seu conhecimento, ou ainda, documentos cancelados que já haviam sido importados e que permitiram aproveitamento de impostos. Fornecendo maior confiabilidade e segurança quanto às transações fiscais realizadas pela empresa.
Fonte: Redação
Faça como mais de 45 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 19/08/2016 em Notícias