Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Centro Hospitalar de Curitiba usa tecnologia para otimizar procedimentos

Postado por Redação em 22/01/2020 em Notícias Tech

Hospital Angelina Caron é o primeiro no Brasil a adotar o TOM, da B. Braun

Hospital Angelina Caron é o primeiro no Brasil a adotar o TOM, da B. Braun

A tecnologia hospitalar tem permitido a otimização e precisão dos procedimentos administrativos e logísticos de centros hospitalares pelo mundo.

No Brasil, um aplicativo de gestão de controle de materiais está alterando a rotina do Hospital Angelina Caron (HAC), localizado na Região Metropolitana de Curitiba. Chamado de o Tray Organizing Manager, o TOM, a tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo B. Braun e está sendo  aplicada pela primeira vez em um hospital no Brasil.

“O HAC realiza cerca de duas mil cirurgias por mês. Antes do TOM, os processos eram gerenciados com arquivos impressos, o que levava muitas horas de busca pelos dados de preparação. Agora, podem ser acessados em tempo real, digitalmente. Somos os primeiros do Brasil a contratá-lo e os resultados têm sido excelentes”, declarou Bernardo Caron, diretor administrativo do hospital.

O Hospital Angelina Caron, realiza anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país, sendo 93% pelo SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O Serviço de Transplantes de Órgãos é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 300 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.

Faça como mais de 56 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

Segundo a instituição, além de fornecer os dados de pacientes e materiais em tempo real, o TOM facilita o processo de preparo das caixas cirúrgicas, diminuindo a incidência de caixas preparadas de forma errada e, consequentemente, o número de reclamações e transtornos no centro cirúrgico.

“O sistema possibilitou padroniz ar o preparo das caixas e melhorou o aprendizado da equipe, pois quando o material é desconhecido, basta clicar na foto. Com os dados gerados, é possível visualizar os colaboradores com maior produção, além dos dias e horários da semana”, pontua o diretor.

Bruno Sotero, gerente de projetos de instrumentação cirúrgica da B. Braun, afirmou que a tecnologia possui uma interface de fácil utilização, que disponibiliza informações e gerenciamento que antes consumiam horas de trabalho, contribuindo para uma melhoria na gestão, controle e agilidade de processos. Ainda segundo o executivo, a escolha pelo Hospital Angelina Caron, se deu por conta da estrutura e maturidade da instituição. 

Postado por Redação em 22/01/2020 em Notícias Tech