Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

CDO: o profissional do futuro

Postado por

Daniel de Oliveira Magalhães

em 25/09/2015 em Carreira em TI

Além de conduzir os dados para atender às necessidades da companhia por meio de novos produtos, serviços e ofertas, o...

Além de conduzir os dados para atender às necessidades da companhia por meio de novos produtos, serviços e ofertas, o CDO assume a responsabilidade de levar, passo a passo, a empresa para o mundo digital, cenário que já é presente no nosso dia a dia e que vem transformando a forma como as organizações funcionam e se relacionam entre elas e com a sociedade.

Sendo assim, mais do que conhecimento técnico, o profissional também deve entender o negócio e ter uma visão geral de toda a operação para trabalhar em parceria com o CEO e o CFO nas importantes decisões. A posição já adotada por algumas organizações funciona como ?uma liga? entre as estratégias de dados e as métricas.

A tendência é que com a evolução da tecnologia e a aceitação do mundo digital por parte das empresas, a posição de CDO seja adotada de vez. De acordo com um estudo da consultoria Deloitte, dentre os 4,4 milhões de empregos que serão criados no mundo para preencher a demanda global, cerca de 90 mil devem ser no Brasil. Ou seja, a demanda só vai crescer, por isso é o momento de todos ficarem atentos: profissionais e empresas.

Em contrapartida, o cargo pede qualificação e, para suprir essa necessidade é essencial que os colaboradores da área de TI se especializem como cientistas de dados e ainda tenham conhecimento extra em gestão para atuarem também como agentes importantes nas tomadas de decisão. 

Enfim, a conclusão é que no ?cenário digital? as decisões são fundamentadas cada vez mais por dados e menos por achismos, exigindo qualificação e atualização do mercado em geral. Assim, quem não tiver visibilidade para acompanhar a dinamicidade mercadológica ficará em desvantagem e perderá competitividade. As informações existem, agora é só saber utilizá-las.

 

* Daniel de Oliveira Magalhães é superintendente de tecnologia e infraestrutura da Ativas

 

Postado por

Daniel de Oliveira Magalhães

em 25/09/2015 em Carreira em TI