Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Carrefour usa blockchain na cadeia de cítricos

Postado por Redação em 11/03/2021 em Notícias Tech

Compartilhar:

A primeira linha de produtos lançada pela companhia com essa tecnologia, em parceria com a IBM, foi a de Suínos Sabor & Qualidade, em abril de 2019

O Carrefour, anunciou o lançamento da sua nova linha de produtos com tecnologia blockchain para os cítricos. 

A partir de agora, as laranjas pêra, bahia, lima e tangerinas do selo Sabor & Qualidade, comercializadas nas lojas do estado de São Paulo, poderão ser rastreadas por essa ferramenta, em qualquer etapa do seu ciclo de vida. 

Desse modo, com o QR Code encontrado nas embalagens, o cliente passa a ter acesso em tempo real às informações sobre o histórico de produção e transporte daquele produto. As informações contemplam a origem, safra, data de coleta, de processamento no packing house e chegada às gôndolas.

O Carrefour é pioneiro no uso do blockchain na cadeia alimentar, no Brasil. A estratégia está alinhada ao propósito da companhia de educar o consumidor para uma alimentação mais saudável e sustentável, seguindo o movimento global da empresa, conhecido como Act For Food. Até o final de 2021, a expectativa é de que o uso do blockchain seja estendido às outras cadeias do selo Sabor & Qualidade.

“Essa tecnologia contribui para a democratização da informação sobre a origem do produto para o consumidor, assim, ele pode escolher de forma responsável os alimentos que leva para casa, optando por produtos cuja história é possível conhecer e promover”, contou Lucio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “As informações fornecidas pelo QR Code asseguram que a produção é monitorada pela empresa e que se tratam de produtos com alto valor agregado”, complementou o executivo.

A primeira linha de produtos lançada pela companhia com essa tecnologia, que faz parte da plataforma FoodTrust, em parceria com a IBM, e é um aprimoramento em relação à rastreabilidade tradicional adotada no mercado, foi a de Suínos Sabor & Qualidade, em abril de 2019. Nesse caso, o blockchain permite o acesso a dados sobre criação e controle veterinário, alimentação dos animais, transporte até o abatedouro e açougue, abate e controle de qualidade.

Os produtos que compõem o selo ‘Sabor & Qualidade’ seguem cinco critérios: sabor, qualidade, autenticidade, preço justo e sustentabilidade. Atualmente, a linha é composta por 22 fornecedores de todas as regiões do Brasil e 24 cadeias produtivas, com mais de 200 SKUs, com destaque para frutas como uva, mamão e laranja, além de carnes bovinas e suínas, presunto serrano, ovos, aves e peixes.

 

 

Postado por Redação em 11/03/2021 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.