Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

BPO financeiro: o que é e como ele pode impactar os negócios

Postado por Ricardo Nunes, CEO da Triyo Consultoria em 11/08/2021 em Artigos

Vivemos atualmente um cenário cada vez mais especializado economicamente onde as empresas buscam métodos para aumento da lucratividade e redução de custos. Dentre eles, podemos citar o Business Process Outsourcing (BPO), processo de “Terceirização de Processos de Negócio” na área financeira.

O BPO garante o usufruto de softwares e hardwares e a obtenção de serviços personalizados realizados por profissionais qualificados e experientes. Os procedimentos envolvidos no BPO são a automação de alguns processos como levantamento e compartilhamento de dados, além da medição, monitoramento e gerenciamento dessas informações entre diferentes equipes.

É importante frisar que o BPO não se resume a executar tarefas estabelecidas pela empresa contratante, mas também toda a avaliação da organização e de cada um dos seus processos. A partir desse levantamento, deve-se pensar em novos modelos para os serviços organizacionais, aumentando a qualidade de cada processo e utilizando tecnologia avançada de forma inteligente.

Na área financeira, o BPO envolve a contratação de uma empresa terceirizada para realizar toda ou parte da gestão das finanças de um empreendimento, o que envolve processos como elaboração de relatórios dos impostos pagos, controle de contas a pagar e dos pagamentos a serem recebidos, emissão de notas fiscais, agendamento de pagamentos, conciliação bancária, análise de crédito, elaboração de fluxo de caixa e outras demonstrações financeiras, entre outros.

Integrar contabilidade e finanças é fundamental para que a empresa reconheça com detalhes a sua situação econômica, tome decisões de forma assertiva e direcione melhor os investimentos para alcançar os resultados desejados. Tudo isso reduz a chance de riscos e, com eles, os prejuízos.

Ao ter um apoio de outra empresa para melhorar os processos financeiros, a companhia pode melhorar a sua eficiência e desenvolver processos estratégicos ao longo da cadeia produtiva. Uma das vantagens trazidas pelo BPO financeiro é a oportunidade de otimizar o tempo: a gestão de diferentes processos organizacionais estará mais distribuída, o que reduz a sobrecarga de trabalho para os funcionários da empresa contratante.

Além disso, o trabalho realizado é por profissionais altamente qualificados e experientes neste ramo. Sendo assim, na hora de escolher a consultoria para prestar um serviço de BPO, é muito importante checar referências e infraestrutura que a empresa pode oferecer.

Foto: Ricardo Nunes, CEO da Triyo Consultoria

Postado por Ricardo Nunes, CEO da Triyo Consultoria em 11/08/2021 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.