Banco Fibra investe em automação de processos para entrar no mercado digital
Postado por Redação em 30/09/2020 em Notícias TechCom o apoio da Dedalus, instituição mantém o gerenciamento contínuo de seus dados na nuvem AWS
Com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, com foco na experiência de seus clientes, o Banco Fibra elegeu a Dedalus, especialista em cloud computing, para gerenciar seus dados na nuvem AWS, e transformá-lo em um banco digital.
O Banco Fibra entendeu que a digitalização interna era a estratégia que traria maior valor ao seu negócio e aos seus clientes. Para isso, a instituição apostou em um modelo de nuvem, que disponibilizasse escalabilidade, resiliência e segurança, mantendo custo sob controle.
A primeira decisão do Banco Fibra foi definir as prioridades e estabelecer um roadmap viável que pudesse ser acompanhado em todas as suas fases, além de contribuir para a mudança de cultura da organização, ajudando aos colaboradores a entenderem o novo modelo de desenvolvimento e de lançamento de produtos e serviços e, também, a mensurar o sucesso dentro da nova realidade e das novas expectativas dos clientes do banco.
De acordo com Carlos Alberto Sangiorgio, diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Banco Fibra, não havia dúvida alguma que, em um mundo de crescimento exponencial de dados, a estratégia computacional do banco deveria ser data driven.
“Melhorar os processos gerando e interligando conjuntos mínimos de atividades correlatas passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Em relação às pessoas, temos procurado juntar as áreas de negócios e os envolvidos em cada processo para entender o problema e incentivar a colaboração na busca da melhor solução.”, contou.
O sucesso da experiência com a utilização de métodos ágeis na área de TI, aliado ao apoio da Dedalus que passou a realizar o gerenciamento de dados na nuvem do banco, tem possibilitado a disseminação dessa cultura pelas diversas áreas da instituição.
Ainda de acordo com a instituição financeira, a iniciativa também preenche uma lacuna do mercado com relação às novas tecnologias, seja pela falta de profissionais especializados ou pelo pequeno número de provedores com ofertas de produtos, ou serviços alinhados às necessidades.
Atualmente, o gerenciamento de dados, por meio da nuvem, é a grande prioridade do Fibra. Projetos de Big Data, de Analytics e a criação de um Data Lake estão gerando informações essenciais ao negócio.
“Nossos processos internos estão mais simples, ágeis, transparentes e seguros no nível que possibilite a uma instituição financeira atender às complexas regulações definidas pelos órgãos governamentais. A percepção positiva dos nossos clientes é um grande motivador para que continuemos nessa jornada”, explicou Carlos Alberto Sangiorgio.
O presidente da Dedalus, Mauricio Fernandes, destacou que a companhia possui a missão de auxiliar as empresas na seleção das tecnologias e ferramentas que melhor se encaixem em sua jornada. Por isso, segundo o executivo, é gratificante perceber que, durante este processo, conseguiram ajudar também a área de TI do Fibra a fazer parte da estratégia da empresa, deixando de ser vista como a área que sempre tem uma lista infindável de “coisas a resolver” e se tornou um parceiro dos demais departamentos da companhia, que está sempre disponível para ouvir suas demandas e que busca a melhor solução para atender às necessidades do negócio.
“Desde o primeiro contato, ficou claro para nós que o Banco Fibra tem valor para a Dedalus. Isso aliado ao conhecimento do assunto cloud à prontidão no atendimento sempre que solicitado e também ao apetite por responder aos desafios que apresentamos com uma equipe absolutamente atualizada no que há de mais recente em questões de tecnologia, nos proporciona a confiança em compartilhar com eles a gestão de billing e da saúde de nossas aplicações hospedadas na nuvem.”, complementou o diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Banco Fibra.