AWS apresenta Camila, IA humanizada
Postado por Redação em 29/11/2019 em Notícias TechTecnologia faz uso de machine learning e inteligência artificial
A AWS, anunciou o lançamento da Camila, a primeira voz neural brasileira do Amazon Polly, serviço de conversão de texto em voz, que utiliza tecnologia Neural Text to Speech (NTTS), baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning.
Com o NTTS, a ferramenta apresenta uma voz humanizada, com capacidade de identificar pontuações e oferecer maior fluência aos textos. Na prática, a nova tecnologia da AWS poderá ajudar as empresas a se comunicarem com os diversos tipos de público.
Faça como mais de 56 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Necessidades do mercado!
Segundo dados do IBGE, no Brasil existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo que dessas, 582 mil são cegas e 6 milhões possuem baixa visão. Além disso, segundo dados divulgados pelo mesmo instituto, cerca de 11,3 milhões de brasileiros são analfabetos.
Vale destacar, que a legislação brasileira prevê, na Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015, a obrigatoriedade das empresas brasileiras, ou com operações no país, assim como de organizações governamentais, garantir o acesso à informação em seus sites. O modo que as instituições encontraram para garantir esse direito constitucional, foi a implantação de conversores de texto em áudio.
Pensando em atender a esse mercado, a AWS desenvolveu o Neural Text to Speech (NTTS), presente agora no Amazon Polly. Esse é o caso da Camila, voz que segue o processo do TTS, com uma camada extra de inteligência artificial. Essa etapa extra de AI é responsável pela redução dos intervalos entre os fonemas e auxilia na identificação de pontuação e timbre do som, criando uma experiência de áudio com mais fluidez e naturalidade.
Com a intenção de agregar naturalidade e uma experiência melhor para os usuários, além de melhorar a experiência de pessoas que dependem de conversão de texto em voz, o Amazon Polly com NTTS está disponível em diversos idiomas, com destaque para Português (Camila), Espanhol (Lupe) e Inglês, com duas vozes (Joanna e Matthew). A tecnologia também permite que um mesmo conteúdo possa ser lido por NTTS em mais de um idioma.