Aumente os lucros da sua distribuidora com diferentes tipos de venda
Postado por Marcio Silva, CEO da W3ERP em 10/06/2021 em ArtigosCompreender os diferentes tipos de venda é um diferencial importante para as distribuidoras. Afinal, é preciso capturar, converter e manter clientes para elevar o nível de faturamento da empresa.
Mas é preciso estratégia, já que sua concorrência também estará buscando soluções para aumentar as vendas.
Sendo assim, conhecer os diferentes modelos de vendas é o primeiro passo para conquistar outros mercados e garantir rendimentos a longo prazo. Seja no setor de distribuição atacadista ou varejista, sempre há a necessidade de inovar seus modelos de venda.
Pensando nisso, vamos apresentar alguns modelos de vendas que podem ser utilizados por distribuidoras, e que ajudaram a ampliar seu negócio.
Operação Triangular
A maioria das pessoas conhece o processo regular de vendas, o fornecedor emitirá uma única NF-e, que usará o revendedor como destinatário da transação. Ou seja, quando o consumidor final compra de um revendedor, o CFOP de revenda (código do imposto de operação e pré-alocação) será emitido junto com a nota fiscal.
Além desse formato, existe uma outra forma de produtos e serviços chegarem ao destinatário, chamada de operação triangular, de forma que o produtor e o consumidor final estão diretamente ligados, com ênfase na eficiência.
Basicamente, o fabricante produz as mercadorias, depois as vende ao distribuidor e este as revende ao cliente final. O problema remanescente nesta operação é a circulação da mercadoria, pois após a produção, o produtor entrega diretamente ao consumidor final.
Gestão de KIT
Os kits referem-se a determinados produtos selecionados para venda em uma única remessa. De acordo com projetos relacionados, isso será mais atraente para algumas empresas, permitindo-lhes identificar e adquirir mercadorias com mais facilidade.
Outro ponto importante é que todos estão procurando o melhor momento, e comprar um kit pode economizar muito tempo para encontrar itens com base nas necessidades esperadas. Esse sentimento ocorre tanto em buscas na internet quanto em buscas em organizações comerciais.
Para automatizar o gerenciamento de produtos do pacote, os sistemas ERP, tornaram-se cada vez mais importantes. O usuário pode cadastrar e editar seus modelos, além de agregar produtos e definir o valor específico de cada item vendido. Além da emissão de relatórios de faltantes de produtos para a montagem de um determinado número de kits.
Venda de produtos controlados
A gestão de produtos controlados têm um padrão de transmissão de dados, e as lojas devem seguir esse padrão de transmissão de dados, caso contrário, o registro de vendas de produtos controlados pode ser afetado. Mas uma coisa precisa ser apontada.
Os gestores precisam integrar um software que possui funções de controle e registro de produtos e, portanto, produz melhor organização, controle e rentabilidade para garantir que suas lojas acompanhem os avanços tecnológicos.
Conforme mencionado anteriormente, a gestão do produto controla o estoque e o fluxo de medicamentos e defensivos controlados, portanto, todas as filiais da rede de vendas devem possuir um sistema de verificação. Caso não seja enviado, haverá cobrança de multa.
Venda para entrega futura
Quando um comerciante vende certas mercadorias e faturas antes da entrega, ocorre uma operação chamada "venda com entrega futura". Isso porque, neste tipo de negociação, a entrega é realizada posteriormente no prazo acordado por ambas as partes, e o pagamento é feito antes da entrega.
Esta operação é realizada apenas para fins de faturamento simples e atualmente não há movimento de mercadorias. Após análise, é necessário emitir nota fiscal de remessa para transporte da mercadoria.