Ataques cibernéticos aumentaram em 220% no início de 2021
Postado por Redação em 22/11/2021 em Notícias TechO levantamento revelou que, no Brasil, os ataques cibernéticos aumentaram em 220% no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano passado
A MZ, empresa de soluções de Relações com Investidores, divulgou sua pesquisa realizada com dados coletados pelo sistema de busca do site da CVM (Comissão de Valores Imobiliários).
A pandemia de COVID-19 trouxe muitas mudanças no cotidiano do mundo todo com o isolamento social, novos hábitos de interação, higiene, trabalho em home office e impulsionou a transformação digital das empresas.
O levantamento revelou que, no Brasil, os ataques cibernéticos aumentaram em 220% no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da consultoria de risco Cyber Risk e da corretora Marsh Brasil, do total de orçamento com TI das empresas, só 5% são gastos em cibersegurança.
O pouco investimento no segmento de segurança tecnológica evidencia a necessidade das empresas se atentar ao problema e colocar em seu planejamento esta ação, já que o risco não está apenas no vazamento dos dados de clientes, mas também, um ataque cibernético pode paralisar todo o sistema operacional da companhia.
Existem algumas soluções que também podem ajudar a mitigar o risco de um possível ataque cibernético, entre elas estão a implantação de um excelente sistema ERP e a migração de dados para a nuvem.
Estando em nuvem, o ERP ganha mais alguns benefícios, pois não depende da infraestrutura de servidor próprio para ajudar as empresas a compartilhar informações entre departamentos. O software em nuvem continua integrando todas as funções essenciais para o funcionamento de um negócio, conforme menciona Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia.
Foto: Reprodução/ Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia