Busca

filtros avançados

Associação de autopeças integra gestão com solução de ERP

Rede Âncora PortalERP 0d143Rede Âncora melhora processos e consolida informações em ERP da Benner.

De grande complexidade, projeto contemplou 16 centros de distribuição e 750 lojas associadas.

Atuando na distribuição de produtos e serviços no mercado de reposição automotiva, a Rede Âncora, associação de comerciantes de autopeças do país, implementou em 2013 o sistema ERP da Benner para padronizar processos e sistemas provenientes de seus 16 centros de distribuição(CDs).

Considerado de alta complexidade, envolvendo 750 lojas associadas, o projeto entrou em operação em cerca de nove meses, e segundo a Rede Ancora, sem impactos no faturamento. Após o mapeamento de todos os processos, a Benner customizou a ferramenta para atender as necessidades específicas da Rede Âncora.

?Quando implementamos uma solução de gestão, inevitavelmente é preciso ficar um período sem emitir notas fiscais e, quando o sistema entra em operação, começa com uma produtividade mais baixa. Mesmo diante destas adversidades normais, a maneira como a implantação foi conduzida em parceria com a Benner permitiu que mantivéssemos o faturamento do ano anterior?, explica Ogeny Pedro Maia Neto, Presidente da Rede Âncora Brasil. 

Antes da implementação do sistema, os dados não eram acessados de forma consolidada, pois cada um dos CDs contava com um sistema de gestão independente. Hoje é possível ter um panorama geral de cada unidade e a extração de dados ocorre em tempo real para planejamento.

Outro aspecto importante diz respeito à segurança fiscal e tributária, pois o próprio sistema audita todas as informações quando inseridas. Um acompanhamento das metas de compras e vendas é feito de forma totalmente integrada e o controle de estoques com leitores de código de barras, tanto na entrada como saída das mercadorias, garante a entrega do item certo. Já o portal do cliente, também viabilizado pelo projeto, agiliza o processo e reduz custos comerciais. Esse cenário é fundamental para o planejamento e acompanhamento das iniciativas, garantindo a longevidade do negócio e contribuindo para o aumento da competitividade.

?No primeiro trimestre, crescemos 12% em relação ao ano passado. Sem dúvida nenhuma podemos atribuir esse resultado a uma gestão mais eficiente. Hoje garantimos, pela unificação das informações, que os lojistas receberão as mercadorias no preço que adquiriram, pois temos ferramentas que asseguram isso. Hoje o sistema suporta 1800 usuários web e 250 usuários de back office e são vendidos 157 mil itens por mês?, afirma Ogeny.

Além da visão consolidada, cada um dos estados pode fazer uma gestão local de todos os seus processos. O ERP dá autonomia para que as respectivas diretorias dos CDs acompanhem e definam os seus próprios resultados. 

Fonte: Redação