Assespro-SP fecha parceria com ITI
Postado por Redação em 15/09/2020 em Notícias TechOrganizações anunciaram a criação do HUB ITI assespro-SP, um ecossistema voltado a startups e empresas do setor de Tecnologia da Informação
A assespro-SP (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Regional de São Paulo) e o ITI - Instituto Tecnológico Inovação firmaram uma parceria para a criação do Hub ITI assespro-SP.
O projeto tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação e de novos negócios entre as micro, pequenas e médias empresas e startups do setor de tecnologia do Brasil. Além de prestar apoio as startups e PME's, o hub também oferece um espaço físico para fomentar e conectar o setor de tecnologia do estado de São Paulo.
“A proposta é construir um ecossistema forte entre os associados da assespro-SP, residentes do HUB e os ecossistemas do setor de tecnologia de todo o estado, com o mercado nacional e internacional. Seguindo nosso lema: “Vamos construir juntos!”, é exatamente disso que o espaço se trata: um local de colaboração e construção aberto ao empreendedor que busca um caminho para o desenvolvimento em seu ramo de atuação", explicou Marelo Pascios, presidente da assespro-SP.
Neste momento, onde toda sociedade foi conduzida a realizar uma transformação digital, e por consequência redesenhar suas estruturas, o hub terá um grupo inicial de 14 residentes. A entidade e o instituto esperam desse modo, conectar as empresas, startups, organizações públicas e privadas, empreendedores em busca de inovação e centros de conhecimento e pesquisa em tecnologia.
“A assespro-SP oferecerá às startups residentes uma mentoria individualizada, na qual eu e profissionais com experiência na criação e lançamento de negócios do setor de TIC compartilham suas opiniões, insights e reflexões com os empreendedores, visando identificar atalhos nos processos de marketing, vendas, finanças e, principalmente, parcerias estratégicas.", afirmou Norio Nakashima, diretor de startups e mentor dos residentes iniciais do HUB.
Na opinião de Adriano Mendes, diretor Jurídico e responsável pelo Grupo Juridico/LGPD, exclusivo aos associados da assespro-SP, a transformação digital trouxe uma série de possibilidades para o mercado de tecnologia, mas ainda há muitos "ifs" e maneiras do direito brasileiro ser interpretado.
"Ao analisar um MVP ou business plan, saber logo se pode ou não, ou melhor, como pode-se fazer algo que também pare de pé em termos jurídicos, salvará muito tempo e evitará problemas que podem facilmente serem resolvidos nos estágios iniciais de desenvolvimento. Por isso, a possibilidade trazida pelo ITI e ASSESPRO-SP de oferecer apoio jurídico especializado nas áreas de consultoria em direito digital, empresarial e proteção de dados é fundamental para que as startups e residentes consigam desenvolver seus produtos e tecnologias de forma madura e com visão de longo prazo", afirma.
As "residentes" (startups e empresas do setor de TIC), terão acesso à Internet WI FI; Copa compartilhada; Monitoramento / Segurança; Sala de reunião e Treinamentos. Mas o conceito vai além do tradicional de coworking.
"Quanto falamos do cenário brasileiro, os comentários dos empreendedores ou de quem pretende empreender, é exatamente a falta de apoio e de suporte ao empresário no país. O Hub irá fomentar a conexão do empreendedor com outros do seu meio, fornecendo um espaço confortável para que ele possa iniciar e/ou desempenhar a sua empresa, além de ter um grande apoio, com aconselhamentos, mentorias, palestras preparando-o na captação de investidores e todo apoio que essas duas instituições trazem com a força que têm no mercado de TIC. Trazendo a startup/empresa para o nosso espaço, o empreendedor ganha a "musculatura" que precisa para divulgar a sua empresa ou startup, de uma forma estruturada", enfatiza Waldemar Lobo, vice-presidente de articulação da assespro-SP.
Residente Virtual
Através de um plano mensal, o empreendedor terá endereço comercial, 2h/mês de acesso ao hall do HUB, no horário comercial 9h às 18h, segunda a sexta, conforme disponibilidade; gestão de correspondência; desconto na utilização da sala de reunião, treinamento e espaço para eventos. As startups e empresas que não tenham CNPJ no estado de São Paulo, podem ter acesso a orientações para abertura de filial. Para isso é preciso informar essa necessidade no cadastro inicial.
Residente
Já aderindo ao plano residente, os empreendedores terão acesso a endereço comercial; 01 estação de trabalho; Acesso ao HUB de segunda a sexta das 08h às 19h; grupo exclusivo dos residentes do HUB; 4h/mês de sala de reunião (não acumulativa e conforme disponibilidade); Gestão de correspondência; Desconto na utilização extra da sala de reunião e treinamento e espaço para eventos no HUB*. Vídeo do Pitch e divulgação no site da assespro-SP/HUB/residentes; Mentoria com o consultor Norio Nakashima – 1h/mês (coletivo e/ou individualmente, conforme programação); Diagnóstico comunicação ON e OFF realizado pela N19 Comunicação; Palestra "Preparando sua startup para captar investidores". Além de 01 Atividade / Atendimento por mês pelo escritório Assis e Mendes Advogados (Não incluso trabalhista, apenas empresarial, em regime virtual / online. Até 2h/mês).
Caso o empreendedor precise de algo personalizado, o Hub também oferece a possibilidade de os escritórios serem montados sob demanda. E o espaço disponibiliza a estrutura de sala de reunião e treinamentos, espaço para encontros de até 30 a 35 pessoas. O hub permite ainda que empresas da sociedade em geral, de tecnologia ou não, tenham sua marca em destaque no espaço, realize ações com residentes e associados, além de realizar parcerias que agreguem valor ao ecossistema do HUB e associados assespro-SP.