Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Arker lança módulo de inteligência comercial

Postado por Redação em 10/12/2021 em Notícias Tech

A plataforma da empresa, recém adquirida pela Neogrid, tem como objetivo planejar, gerenciar e executar campanhas comerciais em colaboração com parceiros varejistas

A Arker, empresa especialista em sistema de gestão de verbas comerciais, lançou o novo módulo de inteligência comercial, Trade Promotion Management.

A plataforma da empresa, recém adquirida pela Neogrid, tem como objetivo planejar, gerenciar e executar campanhas comerciais em colaboração com parceiros varejistas. Com o mercado em ascensão, a solução permite o acompanhamento das ações em tempo real e possibilita o reajuste de rotas.

“O momento é delicado e abre ainda menos margem para erros. É preciso que as ações comerciais sejam estratégicas e certeiras, baseadas em dados e passíveis de acompanhamento em tempo real, reduzindo riscos e aumentando sua efetividade”, comenta Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

A tecnologia, recém lançada no Brasil, já foi lançada na América do Norte e Europa. O sucesso de uma ação comercial, seja ela qual for, depende primordialmente da capacidade que uma empresa demonstra em se adaptar de forma rápida às novas realidades do mercado, às ações da concorrência ou a novos perfis consumidores.

“A grande dificuldade das empresas em executar ações comerciais efetivas reside no fato de haver um gap entre a coleta e análise dos dados de venda, a elaboração de planejamentos e a execução das ações. Os resultados deixam claro que obtém sucesso quem tem à sua disposição um sistema que auxilie na tomada de decisões mais estratégicas a respeito de quais produtos, quais canais e em que tipos de ativações investir para garantir maior rentabilidade Isso porque as ações são orientadas por dados reais, e não estimativas”, comenta Thomaz.

De acordo com relatório da McKinsey, no mundo todo, empresas de bens de consumo investem mais de 20% de sua receita anual em ações comerciais. No entanto, as estatísticas mostram que o retorno sobre esses investimentos (ROI) tem sido limitado. Na América do Norte, por exemplo, 72% dessas campanhas não foram lucrativas.

“Como negócio, nosso principal objetivo é expandir o mercado de TPM no continente latino-americano, onde já atuamos. Por isso, desenvolvemos um módulo de inteligência comercial desenhado considerando a volatilidade e turbulência dos mercados latino-americanos, que diferem dos da Europa e EUA, por exemplo”, explica Thomaz.

Levantamento recente conduzido pela revista Consumer Goods Technology (CGT) identificou os efeitos da implementação de uma abordagem robusta e em tempo real de revenue management em empresas de bens de consumo. Entre os resultados, 51% apontaram melhorias de processos e 44%, maior visibilidade de negócios e riscos.

“Por meio dessa solução, é possível produzir relatórios automatizados e gerar insights para os times de inteligência de mercado e comercial, respondendo de forma rápida sobre a eficiência dos investimentos em cada canal”, conclui Thomaz.

 

Atuando com base nos Dados, Processamento e Categorização, por meio da coleta e a análise de informações relativas à margem de lucro e ao volume de vendas, o módulo agrupa os clientes por canais e categorias, gerando relatórios que apontam se a verba comercial está, de fato, sendo alocada na marca, no canal e nos clientes corretos. A partir desses resultados, os investimentos são categorizados, de maneira automatizada em Diamante, Ouro, Prata ou Bronze.

Foto: Thomaz Camanho, CEO da Arker

Postado por Redação em 10/12/2021 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.