App usa inteligência artificial e reconhecimento facial para substituir relógios de ponto
Postado por Redação em 21/01/2021 em Notícias TechIncubado pela T4Agro, Fastpoint possibilita melhor controle da jornada de trabalho e traz ganhos de eficiência para empresas que contam com equipes em campo
Promover o controle de jornada dos funcionários em empresas que contam com equipes que trabalham remotamente e em diferentes instalações. Com objetivo de solucionar esse problema, acaba de ser lançado o Fastpoint, aplicativo de controle de ponto por meio de inteligência artificial.
A Startup é a primeira a receber investimento da T4Agro, incubadora e aceleradora de tecnologias para o agronegócio.
Oferecer a estrutura para o registro de ponto é uma obrigação para as empresas, mas isso se torna uma dificuldade naquelas que contam com equipes em campo, ou mesmo que têm várias unidades. Nestes casos, se faz necessária a instalação de diferentes relógios de ponto, gerando altos custos e dificuldades para a gestão dos equipamentos.
O Fastpoint permite o controle da jornada de trabalho dos funcionários com recursos de reconhecimento facial e geolocalização.
Ao chegar no local de trabalho, o colaborador faz uma foto de sua face usando o app. Automaticamente, ele identifica o funcionário e, por meio do GPS do aparelho, confirma que ele se encontra em seu local de trabalho, registrando o horário de entrada. O mesmo processo é feito no momento da saída e retorno do almoço, bem como no encerramento da jornada do colaborador.
Segundo a companhia, o objetivo do Fastpoint é oferecer praticidade e agilidade para o gestor, já que os dados chegam e são registrados automaticamente, sem a necessidade de se fazer qualquer forma de coleta, como acontece nos relógios de ponto comuns.
De acordo com Júlio Mila, CEO da T4Agro, o novo aplicativo se diferencia não apenas pelos recursos avançados, mas também por ter um custo muito atrativo para as empresas.
“Fazer o registro de jornada de trabalho sempre foi uma dificuldade para grandes empresas, em especial para aquelas que contam com várias equipes em campo, como é o caso de muitas que atuam no agronegócio. O Fastpoint é uma solução prática e inteligente para substituir os ultrapassados e caros relógios de ponto, oferecendo uma ótima relação custo-benefício”, explica Júlio Mila, CEO da T4Agro, ressaltando que as empresas que tenham funcionários atuando de casa, em função da pandemia, poderão usar o módulo home office do Fastpoint de forma gratuita por tempo limitado.
O Fastpoint já foi implementado pela UISA, uma das principais empresas brasileiras do setor sucroenergético que produz bioenergia, etanol e açúcar.
A empresa conta com cerca de 2.300 funcionários, que já fazem o registro de ponto por meio do aplicativo, substituindo 200 relógios de ponto físicos. De acordo com a empresa, cada um destes equipamentos gerava um alto custo de aquisição, demandava manutenção periódica e precisava ser trocado a cada cinco anos.
“No caso da UISA, a estimativa é que a empresa economize cerca de R$ 1 milhão por ano por utilizar o Fastpoint”, explica Mila. “A estratégia que adotamos é oferecer o produto a um valor muito competitivo, para ganharmos mercado rapidamente. A expectativa é de que a startup encerre seu primeiro ano de atividade atendendo cerca de 25 mil funcionários, em diferentes clientes”, completa.
Foto: Júlio Mila, CEO da T4Agro.