Amil obtém certificação SOX com MXM
Postado porFátima Costa
em 04/11/2016 em NotíciasEla impõe diversas normas de auditoria financeira às empresas que atuam naquele país e, na prática, se estende territorialmente para...
Ela impõe diversas normas de auditoria financeira às empresas que atuam naquele país e, na prática, se estende territorialmente para todos os países onde empresas americanas mantenham suas operações, afetando também empresas locais que negociam e trocam dados com instituições financeiras americanas.
Ciente da necessidade de certificar seus sistemas, a Amil já vinha se preparando para isso há algum tempo. O software que gerenciava faturamento, contratos e contas a receber não se adequava aos padrões SOX e, como sua customização mostrou-se inviável, foi descontinuado.
Entrou em cena o novo sistema corporativo da empresa, denominado SISAmil, com todas as funcionalidades do sistema antigo ? remodeladas e em conformidade com as especificações SOX -, e já completamente integrado com os processos de gerenciamento de custo médico.
A MXM Sistemas, que já tinha seu ERP MXM-Manager em operação na Amil desde 2005, desempenhou um importante papel nesta etapa do projeto, já que o abandono do sistema antigo exigiu que fosse ampliada a integração com o SISAmil para colocar em plena utilização o módulo Contas a Receber.
Muitas funções tiveram que ser desenvolvidas e outras remodeladas, fazendo-se necessário levantar todos os novos processos com os usuários. Como o volume de dados gerado é muito grande, o desafio foi ainda maior, pois a performance tinha que estar sempre em primeiro plano.
De acordo com Renato Silva, gestor da Fábrica MXM-Amil, setor da MXM responsável pelo atendimento exclusivo das solicitações de desenvolvimento e customizações da Amil, a maior dificuldade foi o desenvolvimento do módulo de Cobrança Escritural Automatizada.
?A partir da leitura de um arquivo CNAB de cobrança disponibilizado pelo banco em um servidor da Amil, realizamos a baixa de títulos a receber. Tínhamos como desafio processar a baixa de até 200 mil títulos em 2 horas, objetivo que conseguimos atingir plenamente?.
Como os demais módulos do MXM-Manager, e do MXM-WebManager ? sua versão web ? já estavam em conformidade com a SOX, foi possível certificá-lo sem mais alterações ou indicações de melhorias. A partir daí, a MXM Sistemas atuou mais em nível de consultoria, trabalhando em conjunto com a auditoria da Amil para a obtenção da certificação. Para isso foi necessária a criação de alguns poucos controles e relatórios para auxiliar no processo.
Além da SOX, a equipe da MXM participa do projeto de adequação ao FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), lei federal americana que trata da corrupção estrangeira e, de forma geral, visa coibir o pagamento, oferta ou promessa de pagamento de quantia monetária ou qualquer bem de valor a funcionários públicos, candidatos a cargos governamentais ou partidos políticos estrangeiros com a finalidade de obter vantagens indevidas, tratamento privilegiado ou manter negócios.
Para atender aos requisitos desta lei, o módulo Gestão de Processos do MXM-Manager foi totalmente adaptado, trabalho que contou com a participação da equipe Compliance da Amil e da consultoria da Ernst & Young.
Renato frisou os esforços e dedicação da equipe da Fábrica MXM-Amil, em funcionamento desde 2010. Segundo ela, a criação desta unidade se deveu ao volume de customizações de que a Amil necessita, e sua operação é bastante complexa, tratando desde levantamentos e especificações de negócios até a análise, desenvolvimento e gerenciamento de projetos.
" Todas essas atividades são conduzidas de forma bastante meticulosa, pois o tamanho da Amil e quantidade de dados gerados (quase 10 milhões de lançamentos contábeis por mês) fazem com que os processos em funcionamento sejam críticos, e qualquer intervenção potencialmente danosa".
Ainda segundo o executivo, a experiência adquirida e o bom relacionamento conquistado com o cliente ao longo dos últimos quatro anos foi fundamental para a rápida conclusão do projeto. Foram apenas três meses, somados o período de desenvolvimento e de suporte e consultoria.
Fonte: Redação
Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 04/11/2016 em Notícias