Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Ame Digital adota Data Lake no Microsoft Azure

Postado por Redação em 07/01/2022 em Notícias Tech

Com o suporte de serviços de dados, inteligência artificial e demais serviços da plataforma de nuvem, a empresa também ganhou escala no âmbito computacional  

A Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas S.A., e que tem o propósito de democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros, optou por trazer robustez ao seu Data Lake corporativo com o Microsoft Azure. 

Com mais de 25 milhões de downloads, a Ame Digital registrou um volume transacionado de R$ 5,6 bilhões no terceiro trimestre de 2021, cifra que reflete um crescimento de 132% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A utilização da nuvem para gerenciamento de dados tem como objetivo acompanhar esse crescimento e promover mais inteligência analítica. 

A fintech Ame oferece um produto transacional e de pagamento, com análise em tempo real de transações financeiras, o que demanda um grande volume de dados e, consequentemente, uma responsabilidade no âmbito da tomada de decisão. A resposta para que os processos ficassem mais otimizados foi, então, adotar uma postura centralizada em dados. 

Carlos Gatto, diretor de Tecnologia e Inovação da Ame, explica que a companhia optou pelo Azure para dar suporte à operação que, além das integrações disponíveis, fornece escalabilidade e a robustez desejada. 

“A partir da nuvem, conseguimos evoluir de forma mais rápida e olhar para a companhia como um todo sob o aspecto de integração com todas as ferramentas corporativas”, conta Carlos.

As soluções utilizadas permitem que os dados que entram no sistema sejam processados e, a partir da inteligência artificial (IA) e machine learning, transformados nas informações necessárias para a criação de aplicativos móveis e nativos em nuvem. 

Todo o processo de captura e gestão dos dados é feito em tempo real, em um ambiente escalonável, seguro e simples, facilitando, assim, o desenvolvimento das aplicações pelas áreas de desenvolvimento e operações. De acordo com Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil, a migração para a nuvem trouxe também uma vantagem competitiva para a fintech.  

“Por ser uma empresa que trabalha com um alto volume de dados, a parceria com a Microsoft também possibilitou que a Ame alcançasse um diferencial competitivo devido à escalabilidade da plataforma e a democratização dos dados para todas as áreas da empresa, que permite a cada equipe usar a tecnologia de acordo com suas próprias necessidades”, finaliza Ricardo.

Foto: Reprodução

 

Postado por Redação em 07/01/2022 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.