Algumas tendências para a indústria gastronômica em 2023
Postado por Gustavo Moussalli em 21/03/2023 em ArtigosO texto fala sobre tendências tecnológicas para a indústria gastronômica em 2023, e como ferramentas ERP, HCM e outras podem ajudar a melhorar a experiência do consumidor
Imagem: Gustavo Moussalli, no ERP Summit 2019
Os pedidos on-line e de aplicativos móveis foram uma tábua de salvação diante do fechamento pandêmico de restaurantes e continuam a gerar receita estável. No entanto, com a reabertura ao público, os restaurantes têm lutado para conciliar o atendimento presencial e a entrega, ao mesmo tempo em que atendem às crescentes expectativas de velocidade e serviço.
Nossas projeções indicam que no próximo ano a rentabilidade do setor de alimentos e bebidas será vista com uma lupa. Os restaurantes dependem cada vez mais de seus dados de transações para tomar decisões e automatizar suas operações de negócios, enquanto procuram tecnologias que lhes permitam se adaptar a um mercado em rápida mudança que enfrenta problemas contínuos na cadeia de suprimentos, abastecimento, inflação, escassez de mão de obra e clientes exigentes.
Você conhece o perfil do Portal ERP no Instagram? Clique aqui e participe. Nos acompanhe também no LinkedIn.
Aqui está nossa previsão de como as tecnologias continuarão a transformar a indústria de alimentos e bebidas, ajudando os restaurantes a se manterem atualizados e lucrativos em 2023:
1- Ter uma estratégia de tecnologia altamente integrada será fundamental para a satisfação e lucratividade no local de trabalho
Fornecer informações à robótica de cozinha para preparação de alimentos, além dos sistemas de controle de cozinha (KDS), ajudará aos restaurantes a aumentar a eficiência e otimizar o gerenciamento de capacidade das estações de preparação. Isso ajudará as marcas a melhorar o gerenciamento de pedidos externos e equilibrar seus modelos operacionais híbridos. O foco também será colocado na integração mais estreita dos sistemas de loja e plataformas de back-office (como ERP e HCM), a fim de melhorar a eficiência e a tomada de decisões em tempo real.
2- As operações continuarão a ser simplificadas, apesar da expansão das experiências digitais
Também esperamos que essas organizações tentem simplificar todos os aspectos das operações, desde o processamento de pagamentos até o gerenciamento de sua expansão digital. Ter um único provedor e ponto de suporte para todas as funções de tecnologia usadas na loja e para processamento de pagamentos também reduz a carga administrativa e os riscos. Além disso, prevemos que a plataforma de ponto de venda assumirá uma função de negócio mais ligada à gestão de dados mestre e será responsável por configurar todos os conteúdos necessários para qualquer experiência digital a partir de uma única plataforma.
3- A experiência de “restaurante em qualquer lugar” se tornará popular
A indústria continuará a testar novos conceitos de restaurantes, enquanto os concorrentes não tradicionais continuarão a se expandir. De mercearias a varejistas, oferecer aos consumidores a oportunidade de comer em uma mesa ou entrar para pegar um pedido não apenas aumenta as oportunidades de receita, mas também o tráfego e os dados sobre as preferências das pessoas. E isso, claro, aguça a necessidade de lealdade. Cozinhas de influenciadores, salas de jantar ou jardins, cozinhas fantasmas ou marcas virtuais são estratégias-chave para fomentar esse crescimento.
4- A lealdade continuará a ser mais pessoal e menos transacional
Cultivar um relacionamento autêntico requer estabelecer uma conexão emocional que vai além das recompensas transacionais. O objetivo dos restaurantes é fortalecer o engajamento e ser a primeira escolha dos clientes, mesmo quando não estão com fome.
A função de ponto de venda realmente se torna mais focada em capturar dados de vários canais e fornecer feedback para programas de fidelidade para melhorar a segmentação, ofertas e engajamento, mesmo com estratégias de gamificação e novas experiências.
5- Autoatendimento e automação serão áreas prioritárias para restaurantes de serviço rápido
Em todo o setor, as marcas vão apostar cada vez mais em tecnologias que lhes permitam automatizar as operações comerciais. Tecnologias como voz com IA simplificarão os pedidos por telefone e a experiência de drive-thru, enquanto os quiosques de autoatendimento aliviarão a carga de trabalho da equipe e oferecerão aos clientes opções adicionais de personalização e flexibilidade durante a experiência de pagamento. Pedido visual – colocando o poder de volta no consumidor.
O conceito de autoatendimento continuará a evoluir à medida que os consumidores se acostumarem a fazer pedidos com dispositivos. Por exemplo, a tecnologia de autoatendimento poderá em breve ser integrada aos assistentes digitais de automóveis, permitindo que as pessoas façam pedidos de serviço de quarto de hotel designados muito antes de chegarem. Independentemente de onde os quiosques de autoatendimento forem instalados, eles oferecerão aos restaurantes benefícios imediatos e futuros.
*Gustavo Moussalli, VP de Vendas Oracle América Latina
Saiba mais:
- Foco Soluções de Gestão anuncia patrocínio do ERP Summit 2023
- AllStrategy confirma presença no ERP Summit 2023