A influência da tecnologia para potencializar o licenciamento
Postado por Bruno Koerich, CEO da Destra em 16/02/2023 em ArtigosO avanço da tecnologia é responsável por revolucionar o mundo dos negócios como o conhecemos, sendo atualmente incorporada de diferentes maneiras em negócios dos mais diversos ramos de atividade. Hoje, muitas tarefas manuais podem ser automatizadas, melhorando o aproveitamento da força de trabalho nas corporações.
Além disso, a tecnologia tem transformado a gestão de empresas, colocando os dados no centro das estratégias de crescimento. E no mercado de licenciamento de marcas a procura por soluções tecnológicas também cresce, à medida em que a dinâmica das relações comerciais se acentua.
Não há dúvidas de que diminuir a quantidade de tarefas manuais pode impulsionar a produtividade e a eficiência dos negócios. Na administração de empresas, tempo e dinheiro são, talvez, as mercadorias mais valiosas. Assim, encontrar maneiras de liberar o tempo das equipes internas é um dos grandes desafios impostos aos negócios dos mais variados campos de atuação. É nesse contexto que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço nas grandes corporações mundo afora.
Licenciar marcas é um processo que inclui tarefas burocráticas e repetitivas, como o gerenciamento de contratos, aprovação de produtos, fechamento de royalties, elaboração de relatórios financeiros e assim por diante. Dessa forma, a tecnologia tem sido incorporada nesse setor com o objetivo de simplificar e otimizar as operações, de modo que os custos operacionais sejam reduzidos, bem como o tempo gasto em tais atividades. Vale destacar que o auxílio da tecnologia também é um fator fundamental para a diminuição de erros de percurso. É por isso que muitas marcas passaram a procurar por plataformas de LaaS (Licensing as a Service -- Licenciamento como Serviço).
Por que o LaaS é uma alternativa tão atrativa atualmente?
LaaS é uma abordagem moderna para as atividades relacionadas ao licenciamento em que um provedor permite que uma organização suporte suas várias licenças sem a necessidade de um mecanismo de licenciamento interno, substituindo o controle -- muitas vezes feito em planilhas -- por um software completo e desenhado especificamente para o mercado de licenciamento de marcas. Porém, os benefícios dessa opção vão muito além disso.
Com uma plataforma inteligente e intuitiva, é possível amplificar os resultados dos contratos de licenciamento. Centralizando a gestão de contratos, de royalties, e das vendas em geral, gestores e executivos de marcas obtêm ganhos significativos em termos de gestão. Todas as informações relacionadas ao licenciamento se tornam disponíveis em uma única plataforma, fornecendo insights estratégicos sobre os negócios e apoiando a tomada de decisão. Além do mais, essas soluções são capazes de gerar, automaticamente, relatórios e dashboards com os principais indicadores dos negócios.
No campo dos novos negócios, contar com uma plataforma que funciona ainda como um marketplace de oportunidades é mais um diferencial competitivo, ampliando o número de contratos de licenciamento de marcas e, por consequência, aumentando a receita.
Por fim, reforço a importância das soluções tecnológicas para a potencialização dos resultados nos contratos de licenciamento. O desenvolvimento e a incorporação de novas tecnologias são diferenciais competitivos poderosos que estimulam a inovação e a cultura de dados nas organizações. Dentro de um cenário competitivo e desafiador, apostar na tecnologia é essencial para sustentar a capacidade de inovação e, ao mesmo tempo, garantir uma atuação ágil, segura e eficiente.
Foto: Bruno Koerich, CEO da Destra