A importância de uma mentalidade inovadora na transição para o home office
Postado por Everton Moreira, CEO da Avanter em 23/04/2020 em Artigos
Para superar o impacto da pandemia global e encontrar alternativas acessíveis, é necessário mudar a concepção que possuímos sobre o trabalho à distância
Com a chegada do Covid-19, a realidade mundial mudou drasticamente. A adoção de medidas preventivas contra a disseminação do vírus fez com que diversos setores fossem afetados em sua totalidade.
No Brasil, isso não poderia ser diferente. Decretos de quarentena temporária foram implementados pela grande maioria dos estados da nação, permitindo a abertura excepcional de serviços considerados essenciais à vida. Se a população está cada vez mais consciente quanto ao papel do isolamento social para evitar aglomerações e frear o crescimento do contágio, é missão de líderes e gestores acompanhar essa tendência com a seriedade que o assunto demanda.
O conceito de cultura humanizada tem sido trabalhado nos últimos anos, atribuindo o devido valor à função do profissional em tempos de transformação digital. Não se trata de ignorar os inúmeros benefícios que soluções inovadoras proporcionam, mas utilizá-las justamente para auxiliar e redirecionar o material humano para atividades mais estratégicas e subjetivas. Hoje, esse pensamento se mostra indispensável na aplicação prática do home office, modelo utilizado para dar continuidade às atividades trabalhistas.
Considerando o quadro extremamente caótico que vivemos e os desafios organizacionais que a mudança para o trabalho remoto oferece, preparei um artigo explorando os principais tópicos sobre o tema. Acompanhe!
A mudança vem de cima
O líder, enquanto figura referencial e possuidora do poder de decisão, deve servir de exemplo para funcionários e colaboradores.
A situação é de reflexão geral sobre métodos eficazes de se minimizar os riscos do coronavírus para a saúde da população. Isso inclui e abre espaço para a criação de uma política interna que priorize o bem-estar de todos os profissionais envolvidos no cotidiano operacional da empresa.
Infelizmente, a oportunidade para se inovar e transformar a concepção do mercado sobre o home office surge por motivos traumáticos, e durante esse período, a pandemia global não pode ser deixada de lado em nenhum instante. É necessária uma abordagem duradoura e de fácil acesso para que todos passem por esse período sob uma ótica produtiva e responsável.
Uso do TI é imprescindível
Por trás da sustentação do home office, um dos maiores pilares repousa na expansão tecnológica e seus efeitos estruturais. Afinal, só é possível estabelecer um ambiente digital coeso e seguro com o suporte de TI bem organizado e apoiado internamente.
Aquele velho pensamento de que o departamento responsável pela tecnologia da informação representa gastos secundários e pouco relevantes para a obtenção de resultados satisfatórios não é apenas antiquado, como poderá dificultar consideravelmente a produção das empresas no trabalho à distância.
Garantir o bom funcionamento do fluxo de informação através de ferramentas que fomentem a comunicação diária é uma forma eficaz de se preservar o engajamento entre as equipes e, portanto, exige a sensibilidade dos gestores em identificar pontos de atenção e suprir lacunas de infraestrutura técnica.
Apesar do imediatismo que o momento exige, toda e qualquer tomada de decisão deve ser respaldada por um planejamento prévio estratégico e profundo. Dessa forma, a chance de falhas críticas ocorrerem será minimizada.
Dados são objetos de valor
Não é novidade a importância que informações armazenadas ganharam nos últimos tempos. Análises preditivas, pesquisas mercadológicas, criação de personas assertivas e insumos seguros para a tomada de decisão; são algumas das contribuições que o uso dos dados pode trazer à organização.
Com um cenário atual instável e de poucas projeções realmente precisas sobre os meses que virão, o espaço para erros críticos e escolhas equivocadas deve ser foco de atenção dos executivos. Agilidade e precisão são fatores que jogam a favor da estabilidade.
Por fim, fica evidente que a mudança de mentalidade se aplica em diversas frentes. Desde o compromisso firmado com a integridade humana à introdução tecnológica como meio de facilitar a adaptação ao home office. Mais do que nunca, a evolução digital será uma grande aliada para que juntos possamos enfrentar o Covid-19.