A importância da relação entre ERP e segurança da informação
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 26/07/2022 em Artigos ArtigosAs constantes evoluções tecnológicas trouxeram uma série de benefícios às empresas, desde a automatização de processos até a otimização do tempo e custos.
E, como já muitos sabem, o ERP é atualmente uma das ferramentas mais importantes para o gerenciamento de operações onde o gestor consegue ter controle total das informações com centralização de dados, facilitando o fluxo de trabalho e a comunicação entre as áreas e proporcionando menos erros, retrabalho e mais assertividade nas tomadas de decisão.
Tão importante quanto o ERP é a segurança da informação nas empresas e neste ponto, o ERP pode ser um grande aliado. Um relatório produzido pela Kaspersky aponta que os ataques hackers no Brasil a pequenas e médias empresas tiveram aumento de 41% entre os meses de janeiro a abril deste ano, quando comparados ao mesmo período de 2021, ocasionando muito prejuízo às instituições que passam por isso. Os principais golpes praticados foram:
? Roubo de senhas corporativas;
? Ataques via internet;
? Invasão da rede de trabalho remoto.
Sendo assim, para minimizar estes ataques e proteger as empresas é necessário ter uma política rígida de cibersegurança e privacidade digital que incluem manter as atualizações de softwares e os backups em dia, bem como o treinamento da equipe. Implementar a segurança da informação em uma empresa envolve diretrizes como:
? Computação em nuvem;
? Backups automáticos e criptografia de dados;
? Segurança na verificação dos usuários;
? Revisão das políticas de segurança da empresa;
? Atualização constante dos sistemas;
? Capacitação da equipe;
? Adequação à LGPD.
Essas diretrizes, no entanto, já fazem parte da implantação e utilização de um software de gestão como o ERP e a segurança da informação é a principal. Podemos citar ainda, outras estratégias que beneficiam a relação entre ERP e segurança da informação:
Criptografia
Essa codificação permite que todos os dados inseridos no software apareçam embaralhados ou ilegíveis para possíveis invasores e o acesso só é permitido ao usuário detentor da chave correta.
Controle de acesso
As permissões do ERP são definidas através de senhas e hierarquização dos níveis de acesso de cada colaborador da empresa.
Firewalls
O ERP utiliza firewalls que identificam e comunicam atividades suspeitas ou maliciosas no software. Desse modo, impedem ataques, invasões e roubos de informações.
Links dedicados
Este canal exclusivo para tráfego de dados e informações amplia a segurança da conexão e se adapta às necessidades do negócio.
Migração para a nuvem
A migração do ERP para a nuvem também pode garantir maior segurança no armazenamento e administração dos dados. Além da criptografia, a recuperação e o backup das informações da empresa acontecem em poucos minutos.
É muito importante que as empresas se preparem para manter seguras suas informações contra ataques cibernéticos e que contem com uma consultoria especializada para assegurar o sucesso da implementação de um software ERP com todos os requisitos e proteções necessárias. Assim, sua empresa fica protegida e também ganha mais eficiência.
Foto: Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia