filtros avançados

Busca simples


Busca Avançada

99 táxi investe em solução de reconhecimento facial

Postado por Redação em 14/05/2019 em Notícias Tech

A ferramenta foi pensada para aumentar a segurança de passageiros e condutores do aplicativo

Pensando em ampliar as opções de segurança para condutores e usuários, o aplicativo da 99 anunciou a criação de uma plataforma que faz uso de reconhecimento facial e demais especificidades da ferramenta de inteligência artificial da empresa, para abastecer com imagens e informações o banco de dados dos mototistas que fazem parte da frota da companhia 

A tecnologia, anunciada nesta segunda-feira, foi desenvolvida por engenheiros e programadoras de 3 países: Brasil, Estados Unidos e China.  A solução será aplicada periodicamente aos motoristas cadastrados no aplicativo. Para que esse processo assim aconteça, atualmente todos os condutores já passaram pela confirmação de identidade.

A 99, aplicativo de transporte urbano que integra a companhia global DiDi Chuxing, anunciou que a empresa vai passar a investir mais em tecnologias que proporcionem maior conforto e segurança, não só para os motoristas como para os passageiros também. Contudo, a empresa garante que mesmo sendo um sistema de reconhecimento facial, o sigilo relacionado a identidade do motorista não será afetado.

Para realizar o processo, a 99 realiza o procedimento em parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que valida automaticamente a imagem coletada durante o reconhecimento facial com a foto armazenada no banco de dados do órgão. Além de verificações randômicas, a ferramenta atua em conjunto com a inteligência artificial da 99, que permite a identificação de padrões de uso dos motoristas, podendo solicitar checagens adicionais, caso seja preciso.

A plataforma funciona da seguinte maneira: Periodicamente, a empresa solicita que os motoristas, que englobam a frota de veículos da companhia, façam o reconhecimento facial, a qualquer hora do dia. O condutor deve colocar o rosto no círculo que aparece no aplicativo e esperar alguns segundos enquanto a verificação é realizada. Caso seja aprovado, o funcionário poderá dirigir normalmente. Do contrário, ele deve regularizar sua situação, pedindo revisão pelo próprio aplicativo.

“A segurança de passageiros e motoristas é a nossa prioridade. O reconhecimento facial se junta agora às demais ferramentas de proteção para os usuários, como as câmeras embarcadas e o botão de emergência.”, informa Lívia Pozzi, líder de segurança em operações da 99.

Postado por Redação em 14/05/2019 em Notícias Tech