Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

3 Motivos para Investir em um ERP em 2021

Postado por Marco Antonio Salvo, Consultor Comercial na Sankhya em 02/02/2021 em Artigos

Marco Antonio Salvo, Consultor Comercial na Sankhya

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém. Gestores e empresários tiveram seus mundos virados do avesso devido à pandemia do Coronavírus, que trouxe queda das vendas, aumento dos preços de mercadorias e mudanças nos hábitos de consumo.

Diante desse cenário, nunca foi tão necessário às empresas possuírem um gerenciamento robusto dos negócios, para balancear as contas ao final de cada mês, buscando a redução dos custos e das perdas de receita.

Isso porque é somente por meio de uma gestão eficiente que as companhias conseguem reunir e identificar dados críticos, para poder aplicar medidas e tomar decisões que possam aumentar a eficiência dos processos corporativos, seja da área de vendas, compras, logística etc.

E isso começa com o investimento em um bom sistema de gestão ERP.

Afinal de contas, uma empresa que não possui metodologias e sistemas de gerenciamento, é como um navio sem leme, e quando somamos isso a uma tempestade, como a crise gerada pela pandemia, por exemplo, temos uma catástrofe pronta para acontecer. 

Não é surpresa que muitas companhias foram à falência ao longo do ano passado. A falta de investimentos em sistemas de gestão de ponta é algo comum entre as companhias nacionais, que muitas vezes optam por soluções de administração padronizadas, mais baratas e sem os recursos e funcionalidades exigidos para atender as novas formas de trabalho e consumo da era digital. 

Cedo ou tarde, a conta por essa ‘economia’ ou falta de foco nos processos chega para qualquer empresa, grande ou pequena, independente do segmento, e pode ser cobrada no momento em que você menos espera, como por exemplo, na hora de planejar o crescimento da operação, de vender os negócios ou realizar uma fusão, ou quando uma crise de saúde global abala a economia do mundo inteiro. 

Por outro lado, há quem aproveitou o período conturbado do ano passado para se preparar, e aguardar a retomada econômica, e investiu na gestão corporativa, capacitando os colaboradores e gestores com treinamentos e cursos e adquirindo ERPs modernos e alinhados com a realidade dos negócios. Essas empresas não apenas sobreviveram à 2020, mas devem sair ainda mais fortes da crise, dominando o espaço deixado pelas companhias que não estão mais em atuação.

Para ajudar a entender o peso que os ERPs terão esse ano, elenco aqui três razões para você não deixar de investir na gestão do seu negócio em 2021:

Transformação Digital: As mudanças de consumo, bem como a evolução dos processos corporativos, em direção à digitalização, é um caminho sem volta. Por isso, você precisa de um sistema de gestão moderno, online e capaz de se integrar a todas as áreas que compõem a sua empresa. Esse é um passo fundamental para transformar e aumentar a competitividade dos negócios.

Concorrência acirrada: Se a sua empresa sobreviveu a 2020, saiba que essa foi somente a metade do caminho, o grande desafio começa agora. Seus concorrentes estão inovando, buscando crescimento e procurando preencher o vazio deixado pelas companhias que faliram, e isso abre novas possibilidades no mercado. Se você não está investindo na gestão do seu negócio a fim de dominar esse espaço, os seus concorrentes vão te deixar para trás.

Retomada econômica: Por fim, quando a economia começar a se restabelecer, você precisa estar preparado para atender às demandas dos consumidores e se consolidar no mercado. Contar com um sistema de gestão moderno, robusto e inteligente, pode te ajudar nessa tarefa ao integrar as áreas da sua companhia; fornecer insights para tomadas de decisões mais assertivas; e possibilitar uma administração alinhada aos objetivos e metas dos negócios. 

Não perca mais tempo, e procure agora mesmo o ERP que melhor se encaixa à realidade da sua empresa.

Postado por Marco Antonio Salvo, Consultor Comercial na Sankhya em 02/02/2021 em Artigos