Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

TOTVS Consulting contribui para diagnóstico e aceleração de agenda ESG na Owens-Illinois

Postado por Redação em 11/04/2022 em Mercado

Compartilhar:

Braço de consultoria TOTVS mapeou pontos positivos e oportunidades de aprimoramento dos processos de sustentabilidade da unidade brasileira da O-I

A TOTVS Consulting, braço de consultoria estratégica em gestão da empresa de tecnologia do Brasil, apoiou o processo de diagnóstico e amadurecimento da agenda ESG na unidade brasileira da Owens-Illinois (O-I), fabricante de embalagens de vidros do mundo.

Em um trabalho conjunto, foram diagnosticadas as práticas positivas e mapeadas as oportunidades de melhoria da companhia americana com relação aos pilares ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) em suas operações no Brasil. A imersão da equipe da TOTVS Consulting para fazer o diagnóstico do estágio de amadurecimento do ESG na O-I envolveu várias áreas e um trabalho profundo de análises e avaliações.

A TOTVS é signatária do Pacto Global da ONU desde 2014 e a consultoria estratégica ESG, lançada em 2021, foca sua operação no âmbito de sustentabilidade no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura, investindo em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente, sempre focando em promover uma produtividade também sustentável.

“Nos baseamos na Jornada Digital da Sustentabilidade, materializada em um trabalho de engajamento, com webinars e workshops. Na sequência, iniciamos o trabalho de mapeamento de questões, que deu origem a um questionário de quase 300 perguntas para entender exatamente o que O-I já faz e identificar acertos, lacunas e pontos de melhoria”, explica Valdemir Marques, diretor da TOTVS Consulting.

A Jornada Digital da Sustentabilidade tem como objetivo ajudar empresas que querem iniciar ou avançar suas práticas de sustentabilidade empresarial, de forma estruturada e estratégica para o seu negócio, ampliando o conceito prático do ESG e estabelecendo uma agenda importante e contínua sobre o tema. No processo com a O-I, também foram realizadas entrevistas para definir o que deveria ser priorizado no momento de aplicar o questionário e para engajar a equipe a respeito da importância do tema para o desenvolvimento sustentável da empresa. O trabalho deu origem a um relatório com o diagnóstico final, apontando alternativas para aprimoramento.

A O-I produz vidro, que tem reciclagem infinita. A coleta de cacos para aumentar a reciclagem diminui a necessidade de extrair recursos naturais. Esse processo pode se integrar diretamente ao pilar ambiental e também ao pilar social do ESG, já que impacta tanto as comunidades onde estão instaladas as plantas da companhia, quanto os lugares onde há o consumo do produto final embalado em vidro. Essa visão fez com que o tema da sustentabilidade fosse naturalmente relevante para a O-I. Neste sentido, uma das recomendações da TOTVS Consulting foi a estruturação dessa atuação em alinhamento aos ODS definidos pela ONU.

“A TOTVS Consulting trabalhou lado a lado com o time da O-I em todo o processo. Durante a aplicação do questionário, nós já conseguimos refletir sobre o que fazíamos certo e os pontos que precisavam de atenção para aprimorarmos e criarmos indicadores locais alinhados às metas globais da empresa”, destaca destaca Hugo Ladeira, presidente da O-I. “Felizmente, constatamos que temos indicadores em nível avançado, que caminham juntos a outros players do mercado e estão alinhados ao que os nossos clientes têm aplicado”, prossegue.

Com quatro plantas espalhadas pelo país e mais de 70 em todo o mundo, a O-I tem o desafio de aplicar as práticas a unidades com culturas e realidades diferentes. O trabalho de consultoria da TOTVS ajudou a multinacional justamente nesse sentido, para definir diretrizes e nortear o trabalho que será feito do zero em duas novas unidades a serem inauguradas no Brasil.

Como próximos passos, a O-I utilizará os dados coletados durante a realização da Jornada Digital da Sustentabilidade para definir um plano de ação, estruturar sua agenda ESG no Brasil e contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas operações no país, materializando o trabalho em negócios reais. “O amadurecimento da cultura ESG em uma empresa é uma jornada que demanda resiliência, engajamento e investimento, mas com resultado muito compensador”, pontua Valdemir Marques.

Foto: Reprodução

Postado por Redação em 11/04/2022 em Mercado

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.