Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Thomson Reuters lança nova plataforma fiscal

Postado por Redação em 01/10/2021 em Editorial

Para a Thomson Reuters, a tecnologia é o recurso ideal para otimizar a gestão tributária e fiscal das empresas, sobretudo em cenários complexos e com alto volume de mudanças

Os investimentos em TI estão em crescimento e já equivalem a 8,2% da receita das empresas, tanto para novos entrantes como para empresas já estabelecidas.  

Com a constante digitalização e modernização das autoridades tributárias, aumentam os riscos de multas e autuações devido a erros operacionais das empresas. Com isso, parte dos investimentos em TI deveriam ser alocados em melhorias nos processos e ferramentas para as áreas fiscais com o objetivo de acompanhar a transformação digital do Fisco.  

Apenas no ano de 2019, a fiscalização da Receita Federal registrou mais de R$ 200 bilhões em créditos tributários oriundos da fiscalização de empresas, cerca de 7,9% superior ao registro constituído no ano anterior. O crescimento no valor aconteceu, principalmente, devido ao cruzamento de dados e análises realizadas pela Receita.  

Contudo, como o sistema tributário brasileiro é descentralizado, cada uma das 27 unidades federativas e dos 5.570 municípios do país podem definir regras tributárias dentro de suas competências. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), entre 1998 e 2016 foram criadas quase 400 mil normas tributárias.  

Há um grande volume de informações a serem monitoradas para garantir a conformidade tributária, além de diversas atividades operacionais, como pagar e declarar tributos, preparar demonstrações contábeis, emitir e receber documentos fiscais, gerar e pagar guias de recolhimento.  

Neste processo, as empresas, muitas vezes, devem fornecer a mesma informação a mais de um ente, uma vez que não há consolidação e integração da regulamentação e da fiscalização entre as esferas municipal, estadual e federal. Em decorrência dessa complexidade, erros e perda de prazos podem acontecer, incorrendo em retrabalho e pagamento de multa.   

Neste cenário, a fiscalização federal é mais rigorosa com empresas de menor porte, devido à sua estrutura tributária enxuta. De acordo com um levantamento do World Bank Doing Business de 2021, no Brasil, as empresas gastam cerca de 1500 horas por ano para garantir o compliance tributário.  

A Thomson Reuters, empresa multinacional de soluções tecnológicas e informações inteligentes para empresas, trouxe para o Brasil o ONESOURCE Determination, solução global para cálculo de impostos com cobertura em mais de 200 países e cerca de 10 mil clientes em todo o mundo.  

A solução possui conteúdo embarcado e atualizado pelo time de especialistas da Thomson Reuters, permitindo que os profissionais da área fiscal se concentrem em atividades estratégicas de análise e geração de insights, ao invés de gastar tempo monitorando mudanças na legislação e atualizando manualmente tabelas de parâmetros dentro do seu ERP.  

O ONESOURCE Determination oferece precisão, economia de tempo, aumento da eficiência, mitigação de riscos de penalidades e auditorias, mobilidade com fácil acesso pela internet e integração com as principais plataformas de ERP e aplicativos financeiros. Além disso, por ser uma solução em nuvem, não há impacto em custos de infraestrutura.  

Dentre as principais funcionalidades da solução estão:   

  • Determinação correta do ICMS, IPI, PIS/COFINS e impostos retidos, que ajuda a evitar retrabalhos no processo de apuração, otimizando o processo;  

  • Automatização do processo tributário transacional, sem a necessidade de gerenciamento e manutenção de motor fiscal interno;  

  • O cálculo dos valores de impostos corretos em milissegundos e fácil manuseio de milhões de transações diárias para operações internacionais, incluindo os mercados mexicano, indiano e americano;  

  • Integração facilitada e flexível a sistemas de ERP, financeiro, de faturamento e e-commerce, a partir de APIs predefinidas e personalizadas; A tecnologia permite uma independência de mudanças em sistemas ERPs para atualização de dados;  

  • Navegar pelo panorama tributário internacional com assistência de uma equipe de pesquisa global, que supervisiona mais de 56.000 jurisdições fiscais em mais de 200 países e territórios para cobrir comércios globais, valor agregado, alimentos e bebidas e impostos especiais de consumo, sendo integrados automaticamente com os sistemas comerciais da empresa em tempo real;  

  • Ganho de escala, precisão e atividade com atualização contínua de mudanças normativas e de sistema, autocorreção e integração para elevar a produtividade da determinação dos impostos das empresas.   

“O ONESOURCE Determination é um importante aliado para performance das empresas no Brasil, trazendo simplificação, integração e compliance no trato das informações, base das mais diversas obrigações fiscais. Com uma visão transparente e em tempo real dos tributos, os gerentes tributários podem agir de forma mais estratégica, articulada e precisa em prol da competitividade das empresas”, afirmou Luciano Schorck Idesio, líder do segmento de Corporates da Thomson Reuters Brasil.  

A Thomson Reuters segue sua expansão no mercado latino-americano, com mais uma plataforma tecnológica que otimiza o cotidiano dos profissionais diante de mudanças na forma e no conteúdo de suas práticas.

Postado por Redação em 01/10/2021 em Editorial

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.