Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Systêxtil

30 anos de experiência fazem da Systêxtil referência no mercado de sistemas de gestão tipo ERP com soluções exclusivas para a indústria têxtil e de confecção. Presente em mais de 200 empresas do segmento e nas maiores indústrias brasileiras como Grupo Guararapes, Pettenati, Grupo Lunelli, Live, entre outras, é o único ERP do mercado brasileiro 100% Java e nativo na nuvem, parceiro de uma das maiores fornecedoras de tecnologia cloud do mundo: a Oracle.

Tel.: (47) 3081 Ver tel. completo

Mais informações

Integrações com o ERP de forma segura e facilitada

O principal objetivo de um ERP é automatizar os processos do negócio para tornar as operações mais eficientes e fornecer maior visibilidade do que ocorre na empresa. Mas para alcançar esses benefícios, a empresa precisa integrar o ERP com seus outros sistemas. E é dessa forma que as integrações se fazem necessária

O principal objetivo de um ERP é automatizar os processos do negócio para tornar as operações mais eficientes e fornecer maior visibilidade do que ocorre na empresa. Mas para alcançar esses benefícios, a empresa precisa integrar o ERP com seus outros sistemas. E é dessa forma que as integrações se fazem necessária


 

Sempre surgem dúvidas sobre integrações quando o assunto é ERP. A integração de ERP com APIs acontece da seguinte forma: em um sistema de informação gerencial (ERP), uma Interface de Programação de Aplicações (API) garante a interação eficaz do software com outros aplicativos. Assim, há uma atualização dos dados em tempo real.


 

Uma API define a forma como o software e os programas externos a ele interagem. As APIs são necessárias para garantir que os dados dos aplicativos de ERP fiquem acessíveis para outros programas.


 

Empresas de sistemas oferecem suas próprias APIs para ajudar as organizações a conectarem o ERP com outras funcionalidades e ferramentas. Mas a companhia pode, ainda, decidir usar uma API de terceiros ou criar sua própria interface.



 

Dizendo de outra forma, uma API é a intermediária entre o ERP e o programa, onde os dados são compartilhados. A API recebe o pedido e entrega os dados desde que o pedido tenha as permissões adequadas. Ela também controla quais dados podem ser pedidos e como eles serão entregues.


 

Uma integração de API pode ser feita através de planilha de excel. Isso mesmo, era feita uma planilha de excel com todas as informações necessárias para que essa integração fosse feita. 


 

Esse tipo de integração gera muito desconforto e objeções pelos gestores de TI, pois é uma integração não segura. Por exemplo, se uma informação fosse perdida, rasurada ou mesmo as colunas fossem invertidas, as informações poderiam ficar comprometidas e a integração não funcionar perfeitamente. 


 

Modernizando essa etapa e com esses novos modelos de integrações e principalmente aqui na Systêxtil, onde através da Oracle utilizamos a ferramenta Apex, essas integrações ficaram de forma muito mais assegurada. As informações são enviadas sem qualquer risco de perda de informação.


 

O ERP Systêxtil também conta com outro benefício que é a programação feita em Java. Uma linguagem de programação muito mais facilitada que garante que as integrações aconteçam de forma ainda mais rápida e segura. As informações de banco de dados ficam protegidas pois também utilizamos da Tecnologia Oracle, que permite que todos os nossos banco de dados sejam armazenados em cloud. 



 

Fatos para saber sobre integrações de ERP com API’s.


 

  1. Mantenha a API atualizada


 

A API precisa ser instalada e mantida em conformidade com outros sistemas. Apesar disso, se o processo de atualização não for feito corretamente entre todos os componentes — ERP, ferramentas complementares e a própria interface —, é possível que suas funcionalidades sejam quebradas ou a aplicação do ERP não funcione. 


 

Para manter isso em funcionamento é necessário também deixar um profissional de TI responsável por manter essas informações sempre bem atualizadas. 


 

  1. Complexidade ao setor TI


 

Manter uma API é um processo complexo e cheio de intempéries em qualquer que seja o tamanho do software.

Envolve muitos pontos de vulnerabilidade que precisam estar em constante monitoramento em diversos pontos de falha em potencial.


 

Por isso é importante manter bons profissionais que possam auxiliar em um programa de gerenciamento de API’s pode ser um ponto chave dentro da organização. 



 

  1. Conte com o ID original armazenado


 

Manter dois registros diferentes entre sistemas distintos caracteriza falta de integração. Para reverter isso, é preciso referenciar os recursos usando uma chave primária (denominada de id original), existente em um sistema externo em comum para todo o sistema.

Ao criar um registro único por meio de um id original, é possível informá-lo em caso de atualização para backup do mesmo banco de dados no sistema.


 

As vantagens de se manter e integração de um ERP com API’s são enormes. A integração potencializa os benefícios do ERP em produtividade. Menos tempo será perdido tentando fazer um programa conversar com outro ou tentando traduzir um arquivo .csv para ser refeito em tabela. O processo de integração das APIs em si também pode ser bastante rápido.

Como as APIs atuam “nos bastidores”, é fácil ignorar suas capacidades. Mas elas agem em tarefas como:

  • autorização de servidor;
  • serviços de item (checar quantidade e disponibilidade);
  • preços de item (identificar preço, conferir unidade de medida, etc.);
  • serviços de imagem (localizar imagem ou thumbnail, definir imagem);
  • rastreador de modificações;
  • impressão de formulários (documentos, pacote, ordem de compra, DANFe, etc.)

Em todas essas funções, a cibersegurança é de fundamental importância e as APIs permitem garantir maior proteção dos dados na transição entre um programa e outro.

O ERP Systêxtil tem uma ampla capacidade de integração com os principais sistemas que compõem o leque da indústria têxtil. Muitos deles inclusive mantêm uma estreita relação, o que facilita na hora de manter as integrações em pleno funcionamento. Dentre os mais comuns estão: Varejo Online, Fluxogama, Itag, Vetex, Infotinte e tantos outros. Marque um horário com nossos consultores e tire suas dúvidas referentes as integrações e sobre nossa solução de gestão. 






Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.