Semantix compra LinkAPI por R$ 100 milhões
Postado por Redação em 02/02/2021 em Notícias TechEssa é a maior aquisição da história da Semantix que possui uma estratégia de fusões e aquisições
A Semantix, empresa brasileira que desenvolve e fornece uma plataforma de dados com foco em big data, analytics e inteligência artificial, anunciou a compra da LinkAPI, plataforma de integração e gestão de APIs da América Latina.
Segundo a empresa, a aquisição da LinkAPI acelera seu objetivo de internacionalização, porque as duas companhias, de forma conjunta, já vão iniciar a atuação em mais de 20 países.
De acordo com Leonardo Santos, CEO da Semantix, os motivos principais para essa aquisição são três: complementar o portfólio e prover ofertas de dados fim a fim; internacionalizar a companhia para atuação mais intensa na Europa e Américas e acelerar a penetração da companhia com soluções de Business Performance.
Com o valor de investimento superior a 100 milhões de reais, essa configura a maior aquisição da história da Semantix que possui uma estratégia de M&A (Merger e Acquisions, em português, Fusões e Aquisições), demonstrando o interesse em novas aquisições ainda em 2021.
Atuando no mercado desde 2017, a LinkAPI realiza a integração e gestão de APIs, e sua atuação já internacional, atende atualmente clientes em 15 países. A companhia conta com uma carteira de cerca de 150 clientes, sendo responsável por 5 bilhões de integrações por mês.
Em 2020, a Semantix registrou crescimento de 80% nas vendas, atingindo a marca em vendas realizadas num valor superior a R$ 200 milhões.
Neste ano, a empresa planeja crescer organicamente, acima de 50%. Com a aquisição, a companhia possui hoje 450 profissionais com previsão de superar 500 pessoas até o final deste ano, uma vez que existem 70 vagas em aberto atualmente. Dentre sua lista de clientes, destacam-se empresas como Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.
"Vou continuar à frente da LinkAPI e meu time será todo mantido. Juntos vamos entregar uma solução única que vai revolucionar o mercado de dados. Será possível criar uma infraestrutura de Big Data, coletar dados de qualquer fonte e criar algoritmos de inteligência artificial, tudo isso em uma jornada única e integrada. Com isso, qualquer empresa terá a possibilidade de transformar dados em inteligência de negócio. Vamos somar tecnologias, parcerias, clientes e cultura rumo a um propósito único de marcar a história da tecnologia no Brasil e no mundo.", declarou Thiago Lima, que além de fundador da LinkAPI é também o novo CTO da Semantix.