Riachuelo implementa data lake corporativo no Azure
Postado por Redação em 04/12/2024 em NotíciasCom o suporte do Microsoft Azure Cloud para armazenar e gerenciar dados de forma inteligente, além de algoritmos de machine learning, a empresa desenvolveu um ambiente chamado Self Service para apoiar seu processo de tomada de decisão baseado em dados
Foto: Getty Images
A Riachuelo encontrou no Microsoft Azure Cloud uma ferramenta para construir uma operação centrada em dados.
Com mais de 70 anos de história e 40 mil funcionários, a companhia conta com parque industrial, reúne duas fábricas, aproximadamente 350 lojas e mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo. Com essa extensão, o desafio da empresa era encontrar uma solução que abrangesse toda a companhia e pudesse ser usada por cada área de negócios para apoiar seu processo de tomada de decisão baseado em dados.
Aprimorando a governança de dados com suporte na nuvem
Como parte de um processo de transformação digital e da busca por uma operação centrada em dados, em 2020 a empresa decidiu desenvolver um novo ambiente para melhorar a governança de dados da companhia, um data lake corporativo com algoritmos de IA e suporte da nuvem Microsoft Azure.
“Desenhamos o ambiente na nuvem para que nossas áreas pudessem contar com mais capacidade de computação e suporte à tomada de decisão por meio de dados e inteligência artificial”, disse Rodrigo Franco, Head de Dados da Riachuelo.
Com a intenção de trazer inovação para melhorar o trabalho de diversas áreas, como CRM, Comercial, Marketing e o braço financeiro da companhia, a Midway, a Riachuelo desenvolveu um ambiente chamado “Self Service”. “Em cerca de dois meses, realizamos um trabalho de migração com as áreas de negócios de mais de 250 processos que antes estavam armazenados em um ambiente on-premises”, acrescenta Rodrigo.
Arquitetura de dados
A empresa utilizou o Azure Data Lake Storage, um serviço que permite armazenar e realizar transformações paralelas em um grande volume de dados, e o Azure Data Factory, uma ferramenta de integração de dados serverless – que dispensa o gerenciamento de servidores – totalmente gerenciada para ingestão, preparação e transformação de todos os dados em escala na coleta de dados.
A governança também conta com o Azure Databricks, um ambiente que facilita a criação, treinamento, gestão e implantação de modelos de machine learning e deep learning em escala, além do Azure Event Hubs, um serviço gerenciado de ingestão de dados em tempo real que é escalável, seguro e simples de operar.
A camada de inteligência também reúne o Azure Synapse, uma funcionalidade que proporciona uma atualização significativa na capacidade de processar grandes volumes de dados estruturados de uma só vez, juntamente com MLOps, acelerando o processo de machine learning desde o desenvolvimento até a implantação do modelo.
Finalmente, a visualização de todo esse processamento de dados é realizada pelo Power BI, o serviço de Business Intelligence da Microsoft, e a gestão de seu catálogo e glossário de dados pelo Azure Purview, um serviço de governança de dados que classifica e promove a gestão automatizada.
Governança de dados
A solução já se mostrou frutífera na primeira Black Friday após a adoção, quando a Riachuelo teve uma redução no tempo de análise de processos em mais de 50%, e a nuvem concedeu escalabilidade e redução de custos para a operação.
“No início tivemos um pouco de estranheza, o que é normal. Agora, o TI aderiu ao projeto, temos um grande suporte da equipe da Microsoft com reuniões semanais, e isso trouxe mais conforto para as áreas usuárias”, disse Rodrigo.
O processo de migração já alcançou 18 áreas da empresa, trazendo mais segurança e acesso a um ambiente de dados estruturado, com rastreamento e entrega, fornecendo subsídios para processos de tomada de decisão e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com a solução, várias áreas colhem benefícios, como a análise do perfil de vendas de cada loja, com inteligência comercial e automação das áreas de reposição e estoque, além da área de relacionamento com o cliente que otimizou a segmentação de públicos-alvo para clientes de lojas físicas e de e-commerce.
“Com a plataforma, conseguimos ter uma visão completa do público, que tipo de campanha abordar para cada um de acordo com seus perfis e, assim, aumentar nosso retorno de vendas e fidelização”, afirma Rodrigo.
A plataforma também fortalece a operação da Midway, o braço financeiro da empresa, com serviços de conta digital, responsável pela gestão do cartão Riachuelo, com mais precisão nos modelos preditivos que orientam os projetos de pontuação de crédito da empresa. "Todas as áreas de negócios têm a autonomia e segurança para entrar no sistema e acessar os dados que são interessantes para aquela operação, sempre levando em conta questões como segurança e LGPD", destaca Rodrigo.