A TRIYO é uma empresa de tecnologia surgida da união do tradicional integrador TOTVS® e profissionais com mais de 20 anos de experiência em projetos estratégicos de software de gestão empresarial.
Tel.: (11) 2391 Ver tel. completo
Mais informaçõesA proposta da reforma é simplificar o sistema de impostos, reduzindo a quantidade de tributos e tornando os processos mais eficientes. Mas, na prática, essa transição exigirá mudanças significativas na forma como as empresas fazem a gestão tributária.
No Brasil, lidar com a burocracia tributária não é tarefa fácil. Com a chegada da Reforma Tributária, essa realidade está prestes a mudar – e se preparar para essa transformação será essencial para manter a competitividade e a conformidade fiscal.
A proposta da reforma é simplificar o sistema de impostos, reduzindo a quantidade de tributos e tornando os processos mais eficientes. Mas, na prática, essa transição exigirá mudanças significativas na forma como as empresas fazem a gestão tributária.
O que muda na prática?
? PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS – No lugar deles, entram o IBS e CBS, novos impostos que unificam tributações e mudam a forma de cálculo.
? Fim da guerra fiscal – Estados e municípios terão menos autonomia para criar incentivos fiscais, tornando a carga tributária mais uniforme.
? Nova forma de apuração e declaração – A reforma exige que os sistemas das empresas sejam atualizados para garantir a correta apuração dos tributos.
Quem trabalha com ERP e gestão fiscal já sabe que, sempre que há mudanças na legislação, adaptar os sistemas e processos internos é fundamental. Para garantir conformidade e continuidade nas operações, é essencial iniciar a adequação ao novo modelo. Se sua empresa usa o TOTVS Protheus, o Configurador de Tributos será a única solução padrão para atender às novas exigências fiscais.
Agora, o momento é de avaliar seu sistema atual e verificar se ele está pronto para as novas exigências. É muito importante também conversar com sua equipe fiscal e contábil para entender os impactos da reforma. E claro, invetir na atualização e otimização do seu ERP, garantindo conformidade e eficiência.
Se precisar de ajuda para isso, me mande um direct ou coloque aqui seus comentários para trocarmos mais ideias.
reformatributaria tributos obrigacaofiscal protheus totvs configuradordetributos triyo