Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Omie anuncia M&A para oferecer créditos para PMEs

Postado por Redação em 04/08/2022 em Notícias

Em desenvolvimento há um ano, projeto ganhou força com os aportes recebidos no segundo semestre do ano passado e de M&As recentes

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, que chegou recentemente à marca de 100 mil clientes, almeja alcançar 1 milhão até 2025. Entre suas diversas estratégias para esse crescimento, a startup acaba de lançar um novo portal para facilitar a comunicação e a gestão financeira entre os usuários do sistema Omie e seus clientes e fornecedores.

Um dos primeiros recursos disponibilizados no novo Portal Omie é o acesso simplificado a documentos fiscais e instrumentos de cobrança. Além do acesso via link direto para os arquivos recebidos, os clientes dos usuários da Omie passam a contar com um painel para consultar e gerenciar o status de todos os documentos – e, principalmente, diversas formas de financiar essas transações. A Omie estima impactar mais de 2 milhões de empresas com a nova plataforma ainda em 2022.

"Sabemos que grandes empresas, como a Petrobrás, possuem um portal onde seus fornecedores acompanham as suas ordens de pagamento, podendo, inclusive, antecipar recebíveis, e pensamos que essa ideia poderia ajudar empresas de todos os portes. Ainda poderíamos ir além dos fornecedores e nos estender também aos clientes, criando uma grande vantagem competitiva para nossos usuários: imagine ofertar crédito para seus clientes comprarem de você, sem requerer nenhum esforço adicional. Isso pode ser uma grande alavanca para o crescimento dos pequenos e médios negócios", diz Marcelo Lombardo, CEO e cofundador da Omie.

Já nos testes iniciais, a Omie percebeu que muitos dos clientes e fornecedores de seus usuários que tiveram contato com o portal também se interessaram em oferecer a mesma vantagem a seus próprios clientes, trazendo mais usuários para a plataforma.

"Esse é o desejado efeito de rede, que pode aumentar ainda mais a nossa velocidade de crescimento”, comenta Lombardo. Para validar e garantir a estabilidade e escalabilidade da plataforma, a Omie está disponibilizando esse ambiente aos poucos para sua base de mais de 100 mil clientes. Em breve, todos os usuários terão acesso ao novo portal.

Em desenvolvimento há pouco mais de um ano, o projeto ganhou mais força após os últimos aportes recebidos no segundo semestre de 2021, que sustentaram a empresa em diversas operações de M&A – sendo uma delas com a Ergoncredit, player que atua em crédito para PMEs há vários anos no mercado. Com a aquisição de 100% da Ergoncredit, a companhia se concentrou em integrar sua esteira de crédito à plataforma Omie, de forma que cada CNPJ e cada recebível que transita pela plataforma tenha seu crédito avaliado em tempo real.

"Todos no mercado percebem facilmente o valor dos dados contidos no ERP para fazer concessão de crédito, mas na prática ninguém sabe como fazer isso. Vimos então que teremos uma ótima oportunidade de aprender a modelar isso em conjunto com nossos parceiros de funding, sempre mantendo todo o sigilo e privacidade dos dados de nossos usuários", relata o fundador da Ergoncredit, Rogério Bimbi, que agora faz parte do time da Omie.

Para a empresa, a inauguração do Portal Omie em agosto deste ano é o início de uma jornada: "Vamos incluir diversas outras funcionalidades ao longo do ano, como acompanhamento de pedidos de compra, venda, ordens de produção e conciliação fiscal", cita Rafael Olmos, CTO da Omie.

Desde sua fundação em 2013, a empresa já levantou mais de R$ 690 milhões de investimento. O portal também visa aumento da adimplência de seus usuários, redução de retrabalho para envio de segunda via da cobrança e mais segurança para a entrega desses documentos fiscais.

“Com os últimos aportes recebidos no ano passado, ganhamos ainda mais força para ampliar nossa participação no mercado, investir na captação de novos clientes, na evolução do nosso produto e na ampliação dos canais de distribuição, além do crescimento dos nossos times. Estamos sempre avaliando o mercado e conversando com outros players e potenciais investidores para identificar oportunidades de investimentos e M&As”, afirma Lombardo.

 Outras funções já estão em desenvolvimento e devem ser implementadas em breve, como a criação de um e-commerce para integrar compra e venda de produtos e serviços e a possibilidade de que a ponta final negocie cobranças abertas ou atrasadas.

“Essas estratégias são pautadas no nosso principal propósito: destravar o crescimento das empresas brasileiras. Em um mercado que está enfrentando dificuldades, como demissões, alta de juros e baixas rodadas de investimentos, seguimos em um crescimento sustentável e consistente, como sempre fizemos”, completa.

Segurança contra golpes

Golpes e fraudes em boletos, links de pagamento, PIX e outras formas de cobrança têm crescido nos últimos anos. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cerca de 6 bilhões de boletos são processados anualmente e, desde 2018, uma média de R$ 450 milhões de boletos fraudulentos vêm sendo eliminados por ano.

Neste cenário, o Portal Omie também visa oferecer uma comunicação financeira mais segura entre seus clientes e a ponta final para evitar tentativas de golpes causados por vírus e/ou ataques hacker, que podem gerar boletos e documentos falsos, por exemplo.

“A entrega desses documentos fiscais e de cobrança será totalmente segura, evitando qualquer tipo de interceptação de anexos de e-mails com o objetivo de modificar qualquer dado que descaracterize a relação original”, diz Marcelo.

Postado por Redação em 04/08/2022 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.