Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

O ativo mais valioso de sua empresa pode estar em perigo

Postado por

marco aurélio

em 12/12/2018 em Artigos

Além disso, o Brasil é o terceiro país que mais dissemina ameaças por spam e o quarto por robôs virtuais....

Além disso, o Brasil é o terceiro país que mais dissemina ameaças por spam e o quarto por robôs virtuais. De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, 64% de e-mails que circulam em redes brasileiras são spam ou de cunho comercial não autorizado.

No último dia 28 de setembro, o Facebook revelou o ataque de hackers que sofreu, levando à exposição de dados de 50 milhões de usuários. Ainda este ano, outra polêmica envolvendo dados de usuários do Facebook se tornou notícia: 87 milhões de pessoas foram afetadas com o vazamento inadequado de dados para a empresa de consultoria Cambridge Analytica.

Diante desses problemas e de todos os ciberataques aos quais as empresas estão suscetíveis todos os dias, a segurança da informação tem se tornado uma preocupação no mundo dos negócios, a qual trabalha com três pilares: confiabilidade (os dados da empresa devem ser restritos a pessoas autorizadas), integridade (proteção contra acidentes, ataques e desastres) e disponibilidade (dados devem estar disponíveis para serem usados como fonte de informação para tomada de decisão).

Qualquer organização está sujeita à perda e violação de dados e, quando isso acontece, as consequências podem ser inúmeras: impacto financeiro, penalidades previstas em lei, queda na fidelização de clientes, queda de reputação e confiança, entre outros. Para minimizar os riscos, as empresas precisam ter alternativas eficientes para comprovar a segurança das informações que armazenam e uma delas é o Disaster Recovery.

O Disaster Recovery é um plano de contingência que previne desastres, através de um planejamento de recuperação. Ao adotar o Disaster Recovery, empresas conseguem se proteger contra imprevistos e incidentes, além de possibilitar a recuperação de dados e reestabelecer o andamento das atividades de trabalho. No entanto, para obter sucesso com um plano de contingência é preciso ter foco na prevenção, fazendo um levantamento de todas as informações que comprometem a organização e conhecendo quais são os ativos mais valiosos. 

Com isso, é importante que empresas se mantenham atualizadas no que diz respeito à segurança da informação, tomando a decisão necessária para proteger os dados de maior relevância, já que um desastre pode comprometer o sucesso do empreendimento a qualquer momento.

Postado por

marco aurélio

em 12/12/2018 em Artigos