Nome na lista: Zoop integra as “Superfintechs”
Postado por Redação em 10/05/2019 em Notícias TechA pesquisa realizada pelo Fintech Mining Report, constatou que a empresa de tecnologia Zoop possui as características necessárias para ser...
A pesquisa realizada pelo Fintech Mining Report, constatou que a empresa de tecnologia Zoop possui as características necessárias para ser considerada uma “Superfintech”. O termo, que designa startups do setor financeiro acima da média, foi utilizado em estudo realizado pela Distrito, plataforma de inovação para startups, empresas e investidores, em parceria com a consultoria KPMG, e divulgado pela Exame
Para escolher as “Superfintechs”, a pesquisa leva em consideração informações das empresas e de outras fontes, como postagens em redes sociais e reportagens, para criar um algoritmo que torne possível a avaliação de variáveis como faturamento, rodadas de investimento, escalabilidade e número de funcionários.
A maior parte das fintechs citadas no levantamento da Distrito está na categoria Meios de Pagamento (114), que inclui automação de processos de boletos e cobranças, facilitação de pagamento via mobile e soluções de pagamento no ponto de venda, como maquininhas de cartão. Em seguida, vêm as fintechs de Crédito (65), Backoffice (66), Compliance (51) e Criptomoedas (43). O relatório completo está disponível na página da Distrito.
Fundada em 2013 pelos sócios Fabiano Cruz e Rodrigo Miranda, a Zoop possui uma plataforma tecnológica para meios de pagamento e serviços financeiros. Na prática, ela facilita a integração com todo o sistema financeiro e regulatório da cadeia de pagamentos, habilitando empresas de tecnologia para o varejo, marketplaces e negócios B2B a se tornarem fintechs. A Zoop é uma plataforma whitelabel, que permite que qualquer parceiro possa explorar comercialmente as tecnologias da plataforma, oferecendo serviços com sua própria marca.
Criadora do conceito de Fintech Enabler, a Zoop também elimina a necessidade de adequação às questões regulatórias do setor. Além da tecnologia, ela alia todo o arcabouço financeiro e regulatório para que as empresas possam gerenciar as transações dos seus clientes, sem precisar investir tempo em temas dessa natureza. Ao todo, sua equipe é composta por 135 profissionais, distribuídos entre Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Investimentos
Em março de 2018, a Zoop recebeu aporte de US$ 18,3 milhões da Movile, empresa que atua no setor de marketplaces móveis. A parceria permitiu que a Zoop integrasse um ecossistema e cultura disruptiva que busca impactar a vida de 1 bilhão de pessoas. As empresas do grupo Movile como iFood e Sympla utilizam a plataforma da Zoop no desenvolvimento de serviços financeiros. Até agora, a empresa também já levantou recursos em rodadas de investimento com fundos estrangeiros como Qualcomm Ventures, Avalancha Ventures e Riverwood Capital.