Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Netspeed Sistemas

Com a missão de simplificar o universo contábil criando soluções confiáveis e acessíveis, a Netspeed oferece tecnologia em sistemas para empresas, profissionais autônomos e escritórios de contabilidade

Tel.: (17) 3237 Ver tel. completo

Tel.: (08) 0012 Ver tel. completo

Mais informações

Gestão financeira: plano de contas e controle financeiro impulsiona crescimento corporativo


 

Para ter mais segurança no andamento administrativo das organizações, existem algumas questões cruciais que precisam estar presentes na rotina gerencial, como a organização e o controle das despesas da empresa. A elaboração e o acompanhamento do plano de contas são indispensáveis para o desenvolvimento de um negócio.

Sem dúvida alguma, a gestão financeira faz total diferença no escalamento da empresa, elimina as incertezas e facilita as tomadas de decisão com planejamento e organização.

 

A falta de controle financeiro é capaz de impactar negativamente o bom andamento da empresa de forma exponencial, abrindo espaço para descontrole do fluxo de caixa e falta de capital de giro, o que, consequentemente, provoca atrasos de pagamento e atrapalha o controle das contas a pagar e receber.

 

Aliás, entre as causas mortis que acompanham as empresas, estão falta de estudo de mercado, ausência de planejamento, gestão empresarial deficiente e, ainda, o próprio comportamento do empreendedor.

 

O problema é muito sério, e prova disso está nos dados apresentados pela pesquisa divulgada em março deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os percentuais apontam uma das taxas de mortalidade mais altas ao longo da pandemia, atingindo cerca de 29% das empresas que, em sua maioria, fecham após cinco anos de atividade.   

 

Para não ser considerado mais um número dentro dessa porcentagem, dedicar-se ao plano de contas faz total diferença para o futuro da organização. É essencial compreender o passo a passo e colocá-lo em prática.

 

 

Vale ressaltar que planejamento tributário é diferente de plano contas.

 

Planejamento tributário: Análise prévia sobre a melhor opção de regimes tributários com a finalidade de reduzir cargas tributárias. 

 

Plano de contas: O plano de contas agrupa toda a movimentação financeira da empresa.

 

 

Estrutura do plano de contas 

 

Dividido em dois grupos, quantitativos (valores) e qualitativos (nome das contas), a composição do plano de contas é constituída por fases determinantes, nas quais são, portanto, calculados ativos, passivos, custos, despesas e receitas. 

 

Essa composição é representada por códigos numéricos de identificação.

 

 

Modalidades dos planos de conta

 

Cada empresa tem a sua particularidade, cumprindo uma relação ordenada de contas contábeis com o objetivo de atender às necessidades internas da empresa, como o levantamento das operações patrimoniais e de resultado, cumprindo com as Normas Brasileiras de Contabilidade dispostas na Lei nº 6.404/76.

 

Aliás, com base nas Leis nº 6.404/76 e 11.638/07, as contas são separadas em dois grupos: contas patrimoniais e de resultado.

 

Vale registrar que a resolução CFC nº 1.330/11 também prevê o terceiro grupo que é representado pelas contas de compensação, sendo elas, destinadas a registrar os fatos extrapatrimoniais.

 

O plano de contas deve estar em consonância com o segmento e com o tamanho da empresa, afinal existem regras para implementá-lo. Logo, dentro da estrutura de contas, são vários os documentos e as funcionalidades, por isso, cada análise contará com informações diferentes. Confira abaixo!

 

 

Gerencial

 

O plano de contas gerencial é utilizado, em particular, para efetuar a análise de resultados. Assim, exerce um papel relevante para a gestão financeira da organização. É mais flexível e pode ser desenvolvido em um padrão mais simples, descomplicando a assimilação dos gestores.

 

É possível criar um plano de contas gerencial utilizando instrumentos como planilhas ou, inclusive, com o auxílio de sistemas informatizados.

 

Referencial

 

Quando se fala em plano referencial, são disponibilizadas as informações sobre os saldos contábeis que são utilizados na Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Porém, não são compatíveis a esse plano de contas e estão desobrigados de apresentar a ECF ao SPED, conforme o anexo do Manual da ECF: as empresas enquadradas no Simples Nacional, os órgãos públicos, as autarquias e fundações públicas e as empresas inativas.

 

 

Como elaborar um plano de contas eficiente

 

Antes de determinar qual plano de contas será implementado, é importante ter em mente que cada gasto deve ser elencado. Essa consciência ajudará na escolha de qual tipo será mais compatível ao negócio:

 

 

1 – Enumere 

 

É importante separar informações detalhadas de toda movimentação: custos, investimentos, entradas e saídas.

 

 2 – Divida as contas

 

Depois de separar custos, investimentos, entradas e saídas, o próximo passo é dividir as contas em grupos e/ou categorias, isso é, entre ativos e passivos das informações sobre receitas e despesas.

 

3 – Indique e controle

 

Agora é hora de intitular cada conta e organizar para não correr o risco de esquecer ou errar algum cálculo. 

 

4 – Formalize o plano de contas

 

Nessa etapa, as contas são apresentadas formalmente, e o relatório é gerado conforme a relevância para cada cliente. 

 

 

Dicas para colocar o plano de contas em prática hoje mesmo:

 

  • Organize corretamente os documentos empresariais.

  • Especifique os grupos relacionados ao plano de contas, tais como ativos, passivos, receitas.

  • Defina contas e subcontas, tendo em vista que estas constituem cada um dos grupos. Assim, no grupo passivo, por exemplo, podem constar patrimônio líquido, passivo circulante e passivo não circulante.

  • Tenha um sistema eficiente que simplifique os processos à disposição.

 

 

Tecnologia e apuração de movimentação financeira 100% on-line

O mercado, de maneira geral, está em constante transformação, e a tecnologia tem grande participação nesse movimento.

A prova disso está na evolução dos softwares, sistemas operacionais, linguagens de programação, bancos de dados (incluindo banco de dados relacionais), computação em nuvem, dentre tantos outros recursos tecnológicos.

Atualmente, existem soluções capazes de agrupar os principais processos financeiros em uma única plataforma. Com funcionalidades associadas, permitem coletar dados, por exemplo, das contas a pagar e a receber e acompanhar cada alteração econômica na receita da empresa.

 

 

 

Para finalizar, é fundamental ter a atenção voltada para a Gestão financeira e o controle financeiro da empresa. Essa estratégia gera oportunidades e simplifica o controle financeiro do negócio, facilitando e assegurando a administração das finanças.

 

 

A importância do plano de contas para qualquer empreendedor, gestor ou cliente, é inquestionável. Afinal, o levantamento de cada informação permite mais controle dos registros contábeis, evitando erros e, assim, aumentando o potencial lucrativo da organização.

 

 

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.